O que visitar em Lisboa?

o-que-visitar-em-lisboa

Lisboa é a capital de Portugal e uma das principais capitais européias, e mesmo que já não tenha o status de uma cidade de vanguarda a qual já teve no passado, ainda assim ela preserva muito de suas raízes e não é uma das cidades mais procuradas pelos turístas a toa. Lisboa possui as seguintes características:

PaísportugalPortugal
Populaçãopopulacao507 mil
Áreaarea100,05 km²
IdiomaidiomaPortuguês
Moedamoeda
Euro

 

Não se sabe ao certo quando os primeiros povos começaram a se fixar na cidade mas trabalhos arqueológicos junto ao Castelo de São Jorge provam a presença dos Fenícios desde 1200 a.C. o que faz de Lisboa uma das cidades mais antigas da Europa.

Diante de sua localização previlegiada, Lisboa já foi um dos mais importantes entrepostos comerciais entre o mar Mediterrâneo e o mar do Norte, e com tanto recurso financeiro o investimento para as navegações em alto mar começaram a ser desenvolvidos e o resto é história.

E diante desta rica história e características únicas, hoje a capital portuguesa é capaz de agradar a uma diversidade de visitantes.

praca do comercio

O clima da cidade é muito agradável, sendo um dos melhores da Europa o que faz dele um destino procurado no inverno europeu.

Já quanto a parte gastronômica, destaco o tão famoso prato portugês Bacalhau, uma especialidade portuguesa a qual é muito bem preparado em muitos restauranes da cidade. E claro não é possível deixar de mencionar o vinho português e o típico pastel de Belém, uma especialidade da antiga confeitaria de Belem.

Outra especialidade que é possível encontrar em Lisboa são as apresentações de Fado (que a grosso modo é um estilo musical português, em que o fadista faz-se acompanhar de uma guitarra portuguesa e uma guitarra clássica que providencia a percussão), e que hoje é considerado um é um Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

castelo de sao jorge

Curiosidades sobre Lisboa

Nestes últimos anos, a cidade tem sido um destino frequente de imigrantes nativos da língua portuguesa, como brasileiros, cabo verdianos entre outros , o que vem demonstra que os antigos colonizados estão vindo de encontro a seus colonizadores, já que Lisboa foi a cidade portuguesa em que muito dos descobridores partiram. Tanto que junto ao rio Tejo já um monumento em homenagem aos Descobridores.

Como dito, a capial portuguesa já foi uma das cidades mais importantes da Europa, e muito de seu declinio teve a ver com um terremoto ocorrido em 1755, a qual acredita-se tenha atingido a magniture de 9 na escala Richter (o que representa mesmo muita coisa), seguido de um maremoto que praticamente a destruiu toda. Como descrito neste documentário.

monumento-aos-descobrimentos

Turismo em Lisboa

Lisboa é a cidade mais tradicional de Portugal e diante de sua riqueza cultural, artística, gastronômica além de ter um clima muito favorável, a capital portuguesa é um destino extremamente atrativo.

No que diz respeito aos pontos turísticos a variedade é muito grande, e até pelo tamanho da cidade faz com que seja necessário por volta de uns três dias para se conhecer bem grande parte destas.

mosteiro-dos-jeronimos

O que visitar em Lisboa?

Sem sombra de dúvidas o centro da cidade, é aonde se concentra a maior parte dos pontos turísticos, na baixa de Lisboa é onde se localiza o elevador de Santa Justa, a praça do comércio entre outros.

Já em uma outra extremidade estão agrupados alguns outros pontos turísticos como o monumento dos descobrimentos, o monumento nacional desde e classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, Torre de Belém.

Mas estes são apenas alguns poucos pontos turísicos, saiba o que visitar em Lisboa, esta que é a capital de Portugal e uma das principais capitais do mundo.

 

mosteiro dos jeronimos

Mosteiro dos jerônimos – classificado como um patrimônio cultural pela UNESCO, o mosteiro que já foi a morada e sepultura de reis e poetas, conta com mais de 5 séculos de existência sendo o exemplo mais emblemático da arquitetura manuelina a qual surpreende pela sua beleza tanto externa quanto interna.

 

 

torre de belem

Torre de Belém – outro ícone arquitetônico da cidade de Lisboa sendo também um patrimônio mundial pela UNESCO, a torre de Belém é um dos principais cartões postais da cidade e remete ao período em que Portugal era uma potência global, foi construído com o objetivo de integrar o plano defensivo da barra do rio Tejo.

 

 

castelo de sao jorgeCastelo de São Jorge – palco de muitos acontecimentos ao longo dos séculos, o local que foi reconstruído na primeira metade do século XX. Hoje o local apresenta uma das mais belas vistas para o rio Tejo, além de poder ser observado por diversos pontos da cidade já que está localizado no alto de uma colina.

 

 

baixa de lisboa

Baixa de Lisboa – também conhecido como Baixa Pombalina o local que talvez seja o mais movimentado de Lisboa abriga alguns dos principais pontos turísticos da cidade como o castelo de São Jorge, convento do Carmo, o bairro do chiado, praça da Figueira entre outros que o torna um ponto obrigatório para se visitar em Lisboa.

 

 

monumento aos descobrimentos

Monumento aos Descobrimentos – destacado na margem direita do rio Tejo, foi erguido em 1940 por ocasião da Exposição do Mundo Português para homenagear as figuras históricas envolvidas nos Descobrimentos portugueses. Possui 56m de altura e tem como figura de destaque um dos ícones do período o Infante Dom Henrique.

 

praca do comercioPraça do Comércio – também conhecido como Terreiro do Paço é uma praça da Baixa de Lisboa, e uma das maiores praças da Europa, com cerca de 36 000 m². É considerado o “centro oficial da capital e do governo do país” e está localizado no local que outrora já foi o palácio dos reis de Portugal.

 

 

elevador de santa justaElevador de Santa Justa – também conhecido como Elevador do Carmo, Liga a rua do Ouro e a rua do Carmo ao largo do Carmo e constitui-se num dos monumentos mais famosos da Baixa de Lisboa. Os passageiros podem subir ou descer pelo elevador dentro de duas elegantes cabinas de madeira com acessórios de latão.

 

 

confeitaria belem

Antiga Confeitaria Belém – local conhecido por seus saborosos Pastéis de Belém, está ao lado do Mosteiro dos jerônimos e do Monumento aos Descobrimentos.

 

 

 

 

O que visitar em Lisboa, se sobrar tempo

ponte 25 de abril

Ponte 25 de Abril – semelhante a famosa ponte São Francisco, a ponte 25 de Abril é uma ponte suspensa sobre o rio Tejo que liga a cidade de Lisboa à cidade de Almada. Vale ressaltar que até o momento não é permitido atravessar a ponte a pé ou de bicicleta.

 

 

oceanario de lisboa

Oceanário de Lisboa – segundo maior oceanário da península Ibérica conta com uma extensa coleção de espécies como aves, mamíferos, peixes e outros habitantes marinhos. Com uma área total de 20.000 metros quadrados, divididos por mais de 30 aquários e 8000 organismos (entre animais e plantas) de 500 espécies diferentes.

 

 

palacio real de queluz

Palácio Real de Queluz – palácio do século XVIII que já foi a residência da família real, está localizado na cidade de Queluz e em conjunto de seus jardins históricos constituem um dos exemplos mais extraordinários da ligação harmoniosos entre paisagem e arquitetura palaciana em Portugal.

 

Eventos em Lisboa

Embora Lisboa tenha muitos festas e eventos ao longo do ano, de longe a principal festa que há em Lisboa é a tradicional festa ao padroeiro da cidade, Santo Antônio. Festa esta que ocorre todos os anos entre os dias 12 e 13 de Junho.

A festa se caracteriza por ser a espécie de um grande arraial de bairros típicos como a do Castelo à Mouraria, Graça, Alfama, Ajuda e Bairro Alto. Onde as ruas são invadidas pelo cheiro da sardinha assada e pelos aromas dos manjericos acompanhados de um cravo de papel e de uma quadra alusiva ao santo casamenteiro Santo António.

Além disso, também há uma procissão que percorre as ruas que rodeiam a Sé e dá o cunho religioso às festas

 

festa de santo antonio lisboa

 

Vídeo sobre Lisboa

Ingressos para atrações turísticas em Lisboa

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
monumento-a-sibelius

Monumento a Sibelius

Next Post
Curiosidades-Auschwitz-I

Curiosidades Auschwitz I

Related Posts