Curiosidades Auschwitz I

Curiosidades-Auschwitz-I

Principal palco das maiores atrocidades que a humanidade já viu, o complexo denominado como Auschwitz I é apenas o primeiro de uma série de outros campos criados no local. Sendo eles o campo de concentração Auschwitz I, Auschwitz II – Birkenau e Auschwitz III – Monowitz.

Eternizado pelos dizeres “Arbeit macht frei” em seu portão de entrada, Auschwitz I possuí uma série de curiosidades desde sua criação.

Curiosidades Auschwitz I

  • Auschwitz I foi estabelecido em 1940 e foi o primeiro de três campos de concentração criados em Auschwitz, sendo o centro administrativo de todo o complexo de Aushwitz.
  • Este campo de concentração é mundialmente conhecido pelo seu portão principal que possui a seguinte inscrição “Arbeit macht frei” (“O trabalho liberta”). Inscrição esta que em 18 de dezembro de 2009 foi roubada e logo em seguida recuperado. Entretanto a inscrição exibida no portão de entrada atualmente é uma réplica, e a origem está exposta em ambiente interno.

letreiro-AuschwitzI

  • Foi neste complexo os primeiros testes de execução em câmaras de gás, a qual utilizava o gás ZyklonB.

gas-ZyklonB-campo-concentracao

  • Entre os blocos 10 e 11, havia um muro que tinha como único intuito servir de um local para execuções. Ainda hoje este muro de execuções existe no complexo.

muro-execucoes-AuschwitzI

  • No bloco 10, as janelas eram tapadas para que os prisioneiros que ali estivessem não dessem conta do que se passava naquele local, em contra partida as janelas do bloco 11 não eram tapadas já que a elas o acesso era dos soldados da SS.

bloco10-bloco11-AuschwitzI

  • Uma vez que Aushwitz I, já não dava conta da grande demanda que tinha, foi construído o segundo campo de concentração (Birkenau).
  • Após o final da Segunda Guerra Mundial com a derrota do Eixo e a captura de muitos figurões nazista, o ano de 1947 teve dois acontecimentos muito importantes relacionado a Auschwitz I. O primeiro foi a excecução em 16 de abril de Rudolf Höss (o principal comante de Auschwitz) por enforcamento. O segundo importante evento daquele ano foi a criação de um museu no local de Auschwitz I pelo governo polonês.
  • Apenas em Auschwitz I, desde que este foi aberto para o público, já passaram por lá mais de 30 milhões de pessoas de todo mundo.
Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
o-que-visitar-em-lisboa

O que visitar em Lisboa?

Next Post
igreja-sagrada-familia

Igreja Sagrada Família

Related Posts