Segundo reza lenda, a área onde hoje se encontra Zagreb, antigamente era muito seca. Uma vez, o vice-rei, querendo dar de beber a sas tropas e a seus cavalos, espetou sua espada nesta terra seca, da qual logo jorrou água límpida. O vice-rei imediatamente ordenou a seus soldados que aproveitassem a água, gritando “Zagrebite” (Recolhei) e foi assim que Zagreb.
Esta é apenas uma das muitas curiosidades da cidade de Zagreb, conheça outras…
Curiosidades Zagreb
- Durante o restauro da igreja de São Marcos (1876 a 1882) o teto da igreja foi coberto de telhas vidradas, usadas também para formar 2 brazões: o do Reino Trúno da Croácia, Eslovênia e Dalmácia, na parte esquerda do telhado, e o da cidade de Zagreb na parte direita. Sendo hoje um dos principais símbolos da cidade.
- Os museus de Zagreb têm quase 3,6 milhões de objetos. Mas de todos eles, o que mais me chamou atenção foi o museu dedicado ao Fim de Relacionamentos (Broken Relationship), dedicado a uma jornada emocional sobre separações, com documentos, objetos, entre inúmeros artefatos partilhado por pessoas que tiveram seus relacionamentos finalizados e buscam partilhar, ou melhor se queixar de alguma forma.
- No dia 30 de Maio de 1973, ocorreu um grande incêndio que atingiu a Porta de Pedra (uma das mais importantes entradas para a cidade). No dia seguinte entre as cinzas, encontraram de forma intacta uma imagem da Virgem Maria. Assim se explica que a Virgem da Porta de Pedra tenha sido proclamada a padroeira da cidadee que a cada 31 de maio, se comemora o dia da cidade de Zagrebe.
- Lampiões a gás foram introduzidos no centro da cidade em meados de 1863. Hoje há mais de 200 lampiões a gás ativos, acesos todas as tardes e apagados todas as manhãs pelo acendedor municipais. Zagreb é uma das três cidades europeias que ainda mantêm esta romântica tradição, sendo as outras duas a cidade de Londres na Inglaterra e a cidade de Breslávia na Polônia.
- Em Zagreb há por volta de 4500 cafeterias e restaurantes, aproximadamente um para cada 175 habitantes.
- O funicular de Zagreb é considerado o mais curto funicular do mundo, destinado ao transporte público, o comprimento de seus carris é de apenas 66 metros e a viagem até ao cimo demora 64 segundos. Unindo assim, o que é tido como a Cidade Alta e a Cidade Baixa.
- O luxuoso Hotel Esplanada, que é uma das referências no ramo da hotelaria europeia, foi edificado em 1925 para oferecer alojamento aos passageiros da lendária linha de trem, Expresso do Oriente, que ligava Paris a Istambul.
- Zagreb tem cerca de 790 mil habitantes, o que representa aproximadamente 18,5% da população total da Croácia.
- O canhão de Gric, que é inclusive uma das construções mais bem conservadas do antigo sistema de defesa da cidade, e que se faz ouvir todos os dias, pontualmente ao meio-dia, tem uma intensidade sonora de 130 dB, Durante os dias mais tranquilos, o som do seu disparo é audível até na zona da cidade a sul do rio Sava, o que equivale a cerca de 3,5Km.
- A catedral de Zagreb tem um comprimento de 77m e um pouco mais de 46m de largura, enquanto a construção de suas torres atingem cerca de 108 metros, sendo assim a construção mais alta da cidade.
- Há quilômetros de túneis clandestinos que alegadamente perpassam o subsolo de Zagreb, alguns que até mesmo permanecem incógnitos para a maioria de seus habitantes. Todavia, um deles o túnel Gric, é aberto ao público. Foi construído como abrigo durante a 2ª Guerra Mundial, em 1943, este túnel voltou a servir o seu propósito durante a Guerra da Pátria, entre 1991 e 1995.