O castelo de Bled é um dos mais antigos da Eslovênia. Foi mencionado pela primeira vez em registros escritos em 22 de maio de 1011, quando o rei alemão Henrique II o dedicou ao bisbo de Brixen, Aldeberon.
A imagem do castelo com sua ilha romântica e igreja é característica marcante de Bled, que ao longo dos séculos, tornou-se reconhecida por aqui e pelo mundo afora.
Localizado em um penhasco íngreme com vista para o lago verde-esmeralda de Bled, o castelo é um dos locais que proporcionam uma das melhores vistas a partir do lago, sendo um dos principais cartões postais do local.
Características do Castelo de Bled
Os terraços nos proporcionam uma vista excepcional da Alta Carniola, situada entre Karavanke e os Alpes Julianos.
Os edifícios do castelo estão dispostos ao redor dos pátios em níveis diferentes. No nível inferior se encontram a tipografia do castelo, a sala memorial de Primoz Trubar, a galeria de torre Stolp, uma loja de produtos do apiário do castelo Grajski cebelnjak e o café. No nível intermediário se encontra a adega.
No pátio superior estão as partes mais importantes da contrução: a capela do século XVI e o museu, onde os objetos expostos contam a história da região de Bled, desde a era do bronze até os dias de hoje. Lá estão também o restaurante com terraço e a forja do castelo.
Ambos os pátios estão protegidos por uma muralha romana com ameias, torre de acesso e uma poderosa torre de defesa gótica,a na qual se encontram a sala Arnold Rikli e a sala Museus da Alta Carniola.
Castelo de Bled ponto-a-ponto
-
- Pátio inferior
- Trabalhos de impressão do castelo
- Galeria ‘Stolp’ (Torre)
- Café do Castelo de Bled
- Pátio do meio
- Pátio superior
- Capela
- Loja de souvenir
- Museu
- Restaurante do Castelo de Bled
- Adega do Castelo
- Muralhas do castelo
- Quarto do naturopata Arnold Rikli
- Museus de Gorenjska
- Casa de abelhas
- Salão dos cavaleiros
- Salão do Museu
- Sala Cerimonial
- Lapidarium
- Placa memorial de Primož Trubar
- Lápide de Sir Gasper Lambergar
- Poço