Dentre tantas belezas naturais desconhecidas que a Bósnia e Herzegovina possui, uma que se destaca positivamente é a cachoeira de Kravica.

Localizado a cerca de 10 quilômetros ao sul de Ljubuški (a cidade mais próxima) e cerca de 40 quilômetros ao sul de Mostar. Este, o ponto alto no que diz respeito a beleza, ao longo ds 51Km do rio Trebizat.

Esta beleza natural única construída pelas águas do rio Trebizat, proporciona a seus visitantes uma vista admirável de inúmeras cachoeiras, que variam entre os 26 a 28 metros de altura, e desaguam em um lago com cerca de 120 metros.

O local conta também com uma pequena infraestrutura como área para piquenique, para acampar, assim como alguns restaurantes a qual durante a alta temporada servem principalmente grelhados e especialidades de peixe.

Liberado para natação ao menos no período do verão (a qual felizmente tive o prazer de visitar), há um serviço de salva-vidas monitorando os visitantes para que não cheguem próximos das quedas d’agua de modo a prezervar o local, assim como manter a segurança daqueles mais imprudentes, sendo está a única restrição existente.

E vale ressaltar que no lago é possível realizar pequenos passeios de caiaque privados, para aqueles que pretendam chegar um pouco mais próximo da cachoeira sem precisar nadar até lá.

cachoeira-de-kravica-cascatas

Pontos Negativos da Cachoeira de Kravika

O local fica dentro de um parque e sua entrada não é gratuita, o que se justifica principalmente pela preservação que o parque demanda, porém este não é o principal ponto negativo, negativo mesmo são os acessos para se chegar até o parque, já que a cidade mais próxima Ljubuški, também não é de fácil acesso e não há transporte público da cidade para o ponto turístico.

Desta forma a melhor opção acaba por ser a utilização dos táxis, que ficam junto a estação de trem de Ljubuški ou a utilização de ônibus turísticos a partir de Mostar.

Curiosidades sobre a Cachoeira de Kravika

  • O parque em que hoje a cachoeira faz parte, no passado pertencia ao Zaim-beg Selimić, famoso conselheiro municipal da região, proprietário de terras, benfeitor e filantropo de Ljubuški.
  • Perto da cachoeira de Kravica, também há uma pequena gruta com estalactites feitas de carbonato de cálcio, um antigo moinho e um veleiro, algo que infelizmente só soube após ter ido embora, já que no período em que visitei Kravica o meu foco era apenas curtir o local.

cachoeira-de-kravica-banhistas

Por que visitar a Cachoeira de Kravika?

Com tempo bom não há o que se questionar, o parque é muito agradável e possibilita além de belas fotos e vídeos, um dia cheio para descanso e exploração, além do diferencial que é a possibilidade de nadar próximo a queda d’água da cachoeira, algo que não ocorre em pontos turísticos que se assemelha a cachoeira de Kravika.

Mas como já mencionado, a localização do parque não é fácil, por isso tal questionamento pode acabar por ser pertinente no período do inverno, já que um dos pontos altos do local é a possíbilidade de nadar no lago. Por isso eu diria que neste período é mesmo de avaliar, e não pela beleza da cachoeira, mas pelo dificil acesso que infelizmente prejudica bastante a visitação.

Localização e contatos da Cachoeira de Kravica

globe iconkravica.ba
youtube iconKravica Ljubuški

facebook iconoasisinstone
instagram iconoasisinstone

Vídeo da Cachoeira de Kravika

Categorized in: