Monumento a Sibelius

monumento-a-sibelius

O Monumento a Sibelius (Sibelius Monument) é no mínimo uma estrutura que atrai a curiosidade de quem passa pelo Parque Sibelius em Helsique, e não é por menos.

Este monumento abstracto de tom prateados que reflete a mudança de estação e luz, assemelha-se a uma onda sonora feita de aglomerados de tubos de órgão.

Revelado em 7 de setembro de 1967, o fundamento por trás da obra foi homenagear o compositor finlandês Jean Sibelius (1865-1957).

Escolhida em meio a muita polêmica em uma competição organizada pela Sibelius Society, após a morte do compositor que ocorreu em 1957.

Seu escultor, a também filandesa Eila Hiltunen, optou por criar uma série de mais de 600 tubos de aço noxidáveis e ocos soldados em um padrão ondulado.

Em que ela diz tentar expressar a “Paixão musical”, algo que era tão presente na vida de Sibelius.

monumento-a-sibelius2

Busto de Sibelius

O monumento foi projetado para encarnar o espírito da música de Sibelius, mas sua natureza abstrata fez com que muitos críticos da estátua observassem que ela não honrou diretamente o compositor.

Para este fim, um grande busto de Sibelius foi adicionado ao pé do monumento, para que os espectadores não se confundam.

E ao moldar o rosto de Sibelius, a escultora optou por retratá-lo em sua era criativa, não como o homem idoso, mas sim com a imagem de seu tempos de glória em que era tido com um símbolo nacional.

busto-a-sibelius

Monumento a Sibelius atualmente

Hoje, o Monumento Sibelius é uma parada obrigatória para turistas, chefes de Estado e visitantes VIP a qual são regularmente levados para lá.

E mesmo ao longo dos anos monumento não mostra sinais de envelhecimento, estresse ou corrosão, e isto é muito em razão do material utilizado.

Curiosidades do monumento a Sibelius

  • O monumento pesa cerca de 30 toneladas e mede 10,5m (comprimento), tendo 6,5m (profundidade) por 8,5m (altura).
  • Há uma réplica deste monumento localizado na sede da UNESCO em Paris.
    A construção do monumento levou cerca de quatro anos, tendo sido feito no subúrbio de Lauttasaari em Helsinque.
  • Os tubos do monumeno foram soldados individualmente e texturizados à mão por Eila Hiltunen.
  • Embora vários especialistas foram consultados em metalurgia, cálculos estruturais e métodos de soldagem Eila e seu assistente, Emil Kukkonen foram os únicos a trabalharem no monumento.

dentro-do-monumento-a-sibelius

Por que visitar o monumento a Sibelius?

Primeiramente o monumento é um cartão postal de Helsinque que apresenta traços muito peculiares que dificilmente se ve em outras esculturas.

Além disto, ele possui uma localização previlegiada, próximo ao mar, mas ainda dentro do parque Sibelius, que estes por si só já possuem suas belezas.

Localização do monumento a Sibelius

Vídeo do monumento a Sibelius

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
estatua-de-molly-malone

Estátua de Molly Malone

Next Post
o-que-visitar-em-lisboa

O que visitar em Lisboa?

Related Posts