Outro símbolo da cidade (sendo a minha perferida), a estátua de Molly Malone é um dos locais mais disputados pelos turistas.

Feita de bronze a estátua foi esculpida por Jeanne Rynhart em 1988 para celebrar o primeiro milênio de Dublin, e a cada ano tem visto aumentar a sua popularidade.

Localizado na rua Suffolk (Suffolk Street) a estátua é uma homenagem a esta misteriosa personagem que ainda hoje atrai a curiosidade de todos pela sua história.

Quem foi a personagem representada na estátua de Molly Malone?

Esta sem sombra de dúvida é uma questão que ainda hoje gera controvérsias. Afinal, quem foi Molly Malone?

A versão mais aceita e que ela foi um peixeira que viveu no século 17 tendo como profissão a venda de peixes pelas ruas de Dublin.

Com características fortes e uma beleza inconfundível ela teria morrido após uma forte febre, mas que por sua forte determinação ainda era possível encontrá-la pelas ruas de Dublin.

História esta que foi muito bem retratada na versão do tradicional grupo irlandes, The Dubliners.

Mas talvez não foi bem assim!

Há quem diga que esta conversa de vendedora ambulante de peixes não seja a versão correta! De acordo com estes, Molly Malone na verdade seria uma prostituta, algo que dentre outras razões fica evidenciado pelo seu decote e seu busto generoso.

Em todo o caso seja uma peixeira ou uma mulher que trabalhava nas noites de Dublin ela é uma das personagens mais misteriosas dos contos irlandeses.

Curiosidades sobre a estátua de Molly Malone

  • Hoje em dia a estátua está localizado na rua Suffolk Street, próximo do local a qual a estátua ficou por anos, que era junto a rua Grafton (Grafton Street). Por isso se você é alguém que está retornando a Dublin após alguns anos não se assuste pela ausência da estátua em seu local original.
  • O dia 13 de Junho é dedicado a Molly Malone.

Porque visitar a estátua de Molly Malone?

A estátua de Molly Malone pode parecer mais uma em meio a tantas outras espalhadas pela cidade, o que não deixa de ser verdade.

Mas ainda assim, esta é uma que deve ser visitada não apenas por sua beleza, mas também para um melhor entendimento de sua lenda retratada na musica de mesmo nome, Molly Malone.

Localização da estátua de Molly Malone?