Casa do FC Porto o estádio do Dragão foi construído para a realização do Euro 2004.

Porém antes da criação deste moderno estádio a qual contribuiu para melhorar o status deste que é um dos clubes mais tradicionais de Portugal, a casa do FC Porto era o estádio das Antas.

O estádio do Dragão já ganhou uma coleção de importantes prêmios por sua arquitetura e gestão ambiental. Assim como classificação de 5 estrelas pela UEFA.

O custo aproximado do estádio foi de 98 milhões de euros e sua capacidade é para 50.033 espetadores.

Todos os lugares no estádio são sentados e as bancadas cobertas, porém em dias de chuvas a probabilidade de os torcedores saírem de lá todos molhados é grande, até pelas inconstantes direções do vento, típico da cidade do Porto.

Localização do Estádio do Dragão

Localizado em uma região denominada como Campanhã, próximo do centro e do rio Douro. Ele fica em uma área de planície de modo que pode ser visto de longe.

O local possui fácil acesso seja de ônibus ou de carro já que há uma rodovia ao lado do estádio, além de que também há uma estação de metrô na frente do estádio que sai direto do aeroporto.

Inauguração do Estádio do Dragão

Sua inauguração foi em 16 de novembro de 2003 pela equipa da casa, FC Porto contra FC Barcelona. Jogo este que foi ganho pela equipa da casa pelo placar de 2 x 0.

Entretanto a real inauguração do estádio para o mundo, foi apenas em 2004.

Com o jogo de abertura do Euro disputado entre as seleções de Portugal e da Grécia, a qual teve um gosto amargo para o time da casa.

estadio-do-dragao-simbolo

Museu FC Porto no estádio do Dragão

Dentro das instalações do estádio foi criado o museu do FC Porto sendo uma fonte de informação para seus adeptos e admiradores.

Na exposição é possível ver a coleção de troféus, imagens sobre a equipe ao longo dos anos além de outras informações de forma interativa, já que o museu tem uma vertente tecnológica.

Curiosidades do Estádio do Dragão

  • Uma vez que este possui uma estrutura multifuncional, o estádio não se limita a realização de partidas de futebol, uma vez que ele possui condições para a realização de festas e festas de aniversário. Além disso ele já foi o palco para a realização de shows de bandas como Rolling Stones, Coldplay, Muse, One Direction entre outros.
  • A iluminação do estádio e de responsabilidade de 220 projetores de 2000W, o que lhe rendeu o título de primeiro estádio europeu a conseguir a certificação GreenLight. Certificação esta que é realizada pela Comissão Europeia, pelo esforço realizado em termos da utilização racional de energia e na qualidade da iluminação.
  • Relacionado a parte de segurança, o Estádio do Dragão possui uma alta tecnologia de segurança eletrônica, contanto com cerca de 139 câmaras espalhadas pelo estádio.
  • Foi em sua partida inaugural que o astro argentino Lionel Messi foi apresentado para o mundo aos 16 anos pela equipe catalã do Barcelona.

Por que visitar o estádio do Dragão?

Caso você seja um torcedor ou admirador do FC Porto a resposta é óbvia.

Mas caso você não seja ainda, saiba que este é um dos estádios mais modernos de Portugal além de que nele é possível conhecer um pouco mais sobre a história do clube.

Porém se você realmente não tem mesmo interesse por futebol, ao menos saiba que a partir do estádio há uma boa vista diante de sua localização.

Localização e contatos do estádio do Dragão


[pw_map address=”New York City” key=”AIzaSyCqT1_uQaZRHpbVf0PmMJf9-R37PIcytx8″]
[row]
[column width=”100%”][wp-svg-icons icon=”home” wrap=”i”] Website[/column]
[/row]