Localizado no topo de uma das colinas da cidade de Lisboa, o castelo de São Jorge é um dos monumentos mais emblemáticos da capital portuguesa.

Diante desta localização previlegiada é possível visualizar o castelo de muitas partes da cidade, já que além de estar em uma colina, ele também fica em uma região central de Lisboa

O seu nome faz referência ao santo dos cavaleiros e cruzadas, São Jorge. E isto não é por acaso.

Uma vez que o local que abriga hoje o castelo, desde o período do império romano já era utilizado como um ponto estratégico militar sendo o palco de muitas guerras com os Mouros.

E era a São Jorge que muitos soldados da época dedicavam sua devoção.

Castelo de São Jorge ao longo dos séculos

A partir do século VIII os muçulmanos ocuparam a cidade e fizeram a ampliação e fortificação das muralhas do local (também conhecida por Cerca Moura).

Nos anos posteriores outras ocupações muçulmanas ocorreram, até que D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal, com o auxilio dos Cruzados recuperaram Lisboa. Como gratidão, a região que voltou a ser considerada cristã, foi colocado sob a invocação do mártir São Jorge, a quem muitos cruzados eram devotos.

Os anos áureos do castelo foram em torno do século XIII, quando o castelo de São Jorge serviu como palácio real, palácio de bispos, além de ter sido um local frequentado pelos nobres da Corte.

Após este período o castelo passou por um declínio que se acarretou por muitos anos. Ao ponto de na primeira metade do século XX, o castelo estar em avançado estado de ruína. Tendo os intensos terremotos que ocorreram na cidade de Lisboa a principal razão desta degradação, em especial o de 1755, que inclusive também destruiu grande parte da cidade.

Após alguns anos destruído, foi feito um restauro no castelo entre os anos de 1938 até 1940, que é a imagem atual que temos do castelo.

Curiosidades sobre o castelo de São Jorge

  • A área do castelo é de aproximadamente 6.000 metros quadrados englobando os pátios, guaritas, fossos, torres. Dentro do castelo não há muito o que se ver ou fazer, já que o castelo não possui aposentos.
  • A entrada no castelo é gratuita, mas exclusiva apenas para os moradores do concelho de Lisboa.
  • Desde 1910 o castelo é considerado de São Jorge é considerado por Portugal como um monumento nacional.
  • Principalmente neste último século o castelo teve importantes intervenções de restauro.
  • O restaurante Casa do Leão de dentro do castelo (aberto todos os dias, 12:30 – 23:00), tem este nome pois no espaço onde antigamente se prendiam os leões trazidos de África.

Por que visitar o castelo de São Jorge?

Diante dos importantes conflitos ocorridos no castelo de São Jorge ele tem uma grande relevância histórica para Lisboa, assim como para Portugal.

Embora este também tenha sido destruído com o terremoto de séculos atrás, hoje reconstituído o castelo possui sem sombra de dúvidas a melhor vista para a cidade de Lisboa, assim como para o rio Tejo.

Localização e contatos do castelo de São Jorge

facebook iconcastelodesaojorge
instagram iconcastelodesjorge
youtube iconcastelodesjorge

Vídeo do castelo de São Jorge

Categorized in:

Tagged in:

,