O que visitar em Escópia?

o-que-visitar-Escopia

Sendo uma das capitais mais novas da Europa, Escópia é a capital da república da Macedônia do Norte e consequentemente a principal cidade do país seja a nível cultural, político, econômico entre outros. Escópia possui as seguintes características:

PaísmacedoniaMacedônia do Norte
Populaçãopopulacao540 mil
Áreaarea571,5 km²
IdiomaidiomaMacedônio
Moedamoeda
Dinar macedónio

 

Aos pés da montanha Vodno o território de Escópia é habitado desde pelo menos 4000 a.C., o que faz com que o território em que a cidade esta, já tenha feito parte de grandes impérios da humanidade como o Império Romano, Bizantino, Sérvio.

E embora a cidade preserve e tenta se aproveitar desta rica história a qual possui, pode-se dizer que muito das mudanças que tem ocorrido em Escópia e até mesmo a constituição que temos da cidade atualmente, tem a ver com a independência da Macedônia do Norte em 1991.

fortaleza-de-escopia-para-a-cidade

Estando em uma região de muitos conflitos, principalmente após a destituição da Iugoslávia, a cidade é uma das poucas capitais originadas a partir da antiga Iugoslávia que diferentemente de Belgrado, cidade de Kosovo e principalmente Sarajevo, não sofreu com os recentes conflitos e por isso tem conseguido se desenvolver sem este problema.

Tendo isto em consideração, junto a um desejo megalomaníaco dos últimos presidentes do país, o centro de Escópia tem sido reformulada e modernizada, fazendo com que estes arredores seja um local muito turístico e agradável.

Tanto que eu diria que o seu centro da cidade já concentra uma das maiores quantidades de estátuas da Europa. Basicamente todas as grandes personalidades que existiram ao longo da história na região são representadas por lá, até como uma forma de promover a grandeza e importância que a Macedônia do Norte já teve.

estatuas macedonia

Curiosidades sobre Escópia

Na véspera do século I d.C., a região que está a cidade foi tomada pelos romanos e se tornou um campo militar. E quando o Império Romano foi dividido em metades oriental e ocidental em 395 d.C., o local ficou sob o domínio bizantino de Constantinopla.

Já durante grande parte do início do período medieval, a cidade foi disputada entre os bizantinos e o Império Búlgaro, cuja capital foi entre 972 e 992.

A cidade desenvolveu-se rapidamente após a Segunda Guerra Mundial, mas esta tendência foi interrompida em 1963 quando foi atingida por um terremoto desastroso.

O principal monumento da cidade que é a estátua de Alexandre o Grande, ou como foi recentemente renomeado por questões políticas, a estátua do grande guerreiro, já que os gregos acusavam a Macedônia do Norte de tentar se apoderar de suas referências culturais.

estatua-grande.guerreiro-praca-macedonia

 

Turismo em Escópia

Assim como já mencionado, a cidade tem passado por uma grande modernização ao longo dos últimos anos que faz com que principalmente o centro da cidade tenha inúmeras pontos para se visitar.

Como se isso não fosse suficiente, a região é muito bem favorecida no que diz respeito a suas belezas naturais, com destaque para as colinas de Matka a cerca de 10km do centro da cidade e da montanha Vodno que proporciona uma vista completa para a cidade de Escópia.

No que diz respeito a hospedagem e alimentação, Escópia como todo o país possui boas opções a um preço bem acessível, não sendo isto um problema e sim um ponto positivo a se considerar.

Na questão de transporte a cidade deixa um pouco a desejar, já que seu sistema de transporte é um pouco confuso em um primeiro momento.

Vale ressaltar que a língua inglesa não é muito falada o que acaba por ser o maior problema já que o alfabeto utilizado não é o mesmo que utilizamos.

fortaleza-de-escopia-ao-fundo

 

O que visitar em Escópia?

Embora Escópia seja uma cidade relativamente pequena, seus principais pontos turísticos estão em 3 diferentes pontos distintos, o que faz que seja necessário gastar cerca de uns 3 dias na cidade, caso pretenda visitar todos estes locais com calma.

Um desses pontos seria o centro da cidade que concentra grande parte dos pontos turísticos como a estátua de Alexandre o Grande, a fortaleza de Escópia e a igreja de São Clemente de Ocrida.

Já por outro lado temos as colinas de Matka que fica um pouco mais afastado da cidade e a Cruz do Milênio que na montanha Vodno, que inclusive fica visível em todos os pontos de Escópia.

estátua grande.guerreiroEstátua de Alexandre o Grande – Principal monumento de Escópia, a estátua de Alexandre o Grande com cerca de 22 metros de altura, está localizado no centro da praça da Macedônia e homenageia um dos principais imperadores da história.

 

 

fortaleza de EscópiaFortaleza de Escópia – Localizada na colina de Samoilova, no lado norte do rio Vardar, a fortaleza de Esópia foi supostamente construída no século 6 d.C. e possui uma das melhores vistas para o centro da cidade.

 

 

ponte-de-pedra-macedonia

Ponte de Pedra – Considerada um dos símbolos de Escópia, a ponte é também o principal elemento do brasão de armas da cidade, que por sua vez é incorporado na bandeira da cidade. A Ponte de Pedra atravessa o rio Vardar e liga a Praça da Macedônia ao Antigo Bazar.

 

 

igreja-de-sao-clemente-de-ocridaIgreja de São Clemente de Ocrida – Sendo a maior catedral da Igreja Ortodoxa na Macedônia do Norte, a igreja de São Clemente de Ocrida é uma construção recente de 1990 e que é tido como um dos exemplos arquitetónicos mais interessantes da história recente da Macedônia.

 

ponte-da-civilizacao-da-macedoniaPonte da civilização de Macedônia – Localizada entre a ponte de Pedra e a ponte da Arte, a ponte está em frente ao Museu Nacional de Arqueologia e apresenta dezenas de personalidades da história da Macedônia.

 

 

ponte-das-artes-macedonia

Ponte da Arte – Semelhante a ponte da civilização da Macedônia, a ponte da Arte por sua vez apresenta algumas personalidades importantes deste segmento ao longo da história da Macedônia.

 

 

 

Museu-Arqueologico-de-macedonia

Museu Arqueológico De Macedônia – Com mais de 6.000 peças, o museu Arqueológico da Macedônia é um novo museu que impressiona por sua beleza externa e possui em seu acervo algumas obras como a estátua de Vênus Boadicea e a cópia do sarcófago de Alexandre.

 

cruz do milênioCruz do Milênio – Visível em toda a cidade de Escópia, a Cruz do Milênio tem cerca de 66 metros de altura fica, estando no topo da montanha Vodno e foi construída em comemoração aos 2000 anos do cristianismo na Macedônia do Norte.

 

 

desfiladeiro-de-matkaMatka – Principal beleza natural da região, as colinas de Matka é um dos locais mais visitados por quem passa pela cidade de Escópia, já que ela está a apenas 10km da cidade e proporciona inúmeras atividades ao ar livre a seus visitantes.

 

 

arco-da-macedoniaArco da Macedonia – Assim como toda cidade antiga e histórica, Escópia não poderia deixar de ter seu arco. Localizado próximo a praça da Macedônia o arco está longe de ter a fama de outros arcos europeus, mas pela sua localização vale a pena conhecer.

 

 

parque-da-mulher-guerreiraParque Mulher Guerreira – Também próximo ao parque da Macedônia o local possui inúmeras estátuas dos mais diferentes tamanhos.

 

 

O que visitar em Escópia, se sobrar tempo

casa-comemorativa-madre-teresaCasa Comemorativa de Madre Teresa – memorial dedicado à humanitária e Prêmio Nobel da Paz Madre Teresa, o local está localizado próximo da igreja onde esta famosa personalidade recente da cidade de Escópia foi batizada.

 

 

vista-para-arena-Filip-II-da-macedoniaArena Nacional Filip II da Macedónia – Palco da final da champions de 2017 entre Real Madrid e Manchester United, onde o clube merengue saiu vitorioso é um moderno e recente estádio localizado na parte central da cidade, próximo a Fortaleza de Escópia.

Eventos em Escópia

Grande parte dos eventos que ocorrem da cidade dizem respeito a festivais de música.

A qual destacam-se o Festival de Jazz de Skopje que é realizado anualmente em outubro desde 1981. O festival Blues and Soul que ocorre todos os verões no início de julho e que já apresentou o brasileiro João Bosco.

Além destes, também há o Festival Cultural do Verão, que ocorre anualmente e inclui concertos musicais, óperas, balés, peças de teatro, exposições de arte e fotografia, filmes e projetos multimídia que reúnem 2.000 participantes de todo o mundo a cada ano.

No que diz respeito a parte cinematográfica, há um festival de filmes realizado na cidade todo mês de março. Que exibe mais de 50 filmes em cinco dias, a maioria da Macedônia do Norte e da Europa, mas também inclui algumas produções cinematográficas não comerciais de todo o mundo.

Vídeo sobre Escópia

Atrações turísticas em Escópia

Total
0
Shares
Previous Post
estatua-grande-guerreiro-alexandre

Estátua de Alexandre o Grande

Next Post
estadio-santiago-bernabeu

Estádio Santiago Bernabéu

Related Posts