Fortaleza de Escópia

Em meio a grande reformulação que está sendo realizada no centro da cidade de Escópia na Macedônia, há um local historico que ainda se mantém atraente em meio a tantas estátuas e construções modernas, este local é a fortaleza de Escópia ou fortaleza de Kale como também é conhecida .

Localizada na colina de Samoilova, no lado norte do rio Vardar para favorecer a defesa da região, a fortaleza de Esópia foi supostamente construída no século 6 d.C.

Até por estar próxima ao centro da cidade a imagem da fortaleza acaba por ser um belo plano de fundo, em especial no período noturno, uma vez que é neste período que a iluminação da muralha é acionada.

A fortaleza não se limita a estar visível apenas no centro da cidade, até por Escópia ser uma cidade relativamente plana, é possível avistar em grande parte da cidade suas muralhas e algumas de suas torres.

Aberta ao público, a entrada para a fortaleza de Escópia é por meio da entrada de um pequeno parque acessível a partir da rua Samoilova.

fortaleza-de-escopia-ao-fundo

 

Relatos históricos sobre a fortaleza de Escópia

Além de alguns documentos que descrevem algumas características da fortaleza, não há muitos relatos sobre o local principalmente  em seu período medieval.

Ainda assim é possível ter uma idéia sobre a aparência da fortaleza, a partir de um trecho do relato feito pelo historiador do Império Bizantino Evliya Çelebi,  em meados de 1660.

“É uma cidade fortificada, uma fortaleza muito forte e robusta com paredes duplas. O portão da cidade e as paredes são construídos de pedra lascada que brilha como se fosse polida. Não se pode ver tanto refinamento e arte na construção de qualquer outra cidade.”

fortaleza-de-escopia-de-noite

 

Curiosidades sobre a fortaleza de Escópia

  • A fortaleza é representada no brasão de armas de Skopje, que por sua vez é incorporado na bandeira da cidade.
  • Em 1346, na fortaleza de Skopje, Stefan Dušan adotou o título de imperador em sua coroação e transferiu a capital do Império Sérvio para Skopje.
  • Em maio de 2010, os arqueólogos desenterraram o maior esconderijo de moedas bizantinas já encontradas na Macedônia na fortaleza.
  • Ao lado da estátua de Alexandre o grande ou estátua de Alexandre Magno, a fortaleza de Escópia são os principais cartões postais da cidade.
  • A fortaleza foi parcialmente destruída por um terremoto em 1963, e assim permaneceu até o ínicio do projeto de modernização da cidade que acabou por envolver também a reconstrução da fortaleza.

fortaleza-de-escopia-para-a-cidade

 

Por que visitar a fortaleza de Escópia?

Assim como já mencionado, a fortaleza está localizada no topo de uma colina, e diante disso ela oferece uma vista espetacular para a cidade e seus arredores. Além disso, eu diria que o melhor local para se apreciar o pôr do sol é sentado na muralha.

 

Localização da fortaleza de Escópia?

[pw_map address=”skopje fortress” key=”AIzaSyABFj68gSqauXR9ep9P–2KjnLMj7kwSak”]