Estátua de Alexandre o Grande

estatua-grande-guerreiro-alexandre

A estátua de Alexandre o Grande, também chamado por Alexandre Magno ou simplesmente Alexandre da Macedônia trata-se de um gigantesco monumento localizado na capital da Macedônia, Escopia.

O monumento é um dos principais símbolos de um projeto de modernização de Escopia, que além desta, conta com uma quantidade absurda de outras estátuas que também foram adicionadas no centro da cidade, além de pontes grandiosas, arcos do triunfo, edifícios góticos entre outros.

Mas que sem sombra de dúvidas, dentre todas estas a que mais se destaca é a estátua de Alexandre o Grande com cerca de 22 metros de altura (equivalente a um prédio de 8 andares) e fixada no centro da praça principal.

estatua-grande-guerreiro-alexandre-noite

Características da estátua de Alexandre o Grande

Pode-se dizer que ela está dividida em 3 partes:

  • A parte inferior em que há uma fonte de água, junto a estátua de alguns leões que se dividem pelos que estão olhando ou não para a imagem de Alexandre.
  • A coluna de sustentação que apresenta a gravura de batalhas e possui algumas estátuas de soldados que aparentam fazer a guarda de Alexandre.
  • A parte superior apresenta Alexandre montado em seu cavalo e erguendo uma espada, vindo ao encontro a sua imagem de conquistador.

estatua-grande-guerreiro-alexandre-iluminado

Problemas diplomáticos com a estátua de Alexandre o Grande

Desde o fim da antiga Iugoslávia e a utilização do nome Macedônia para este novo país que se formava, a Grécia passou a reclamar a propriedade do nome Macedônia que até então era uma referência a sua história.

E com a criação da estátua de Alexandre o Grande e referenciando o mesmo com um herói nacional, este empasse só veio a se agravar, já que a Grécia a tomou como um ato provocativo, já que Alexandre era parte exclusivo da herança helênica (que diz respeito a cultura grega), tanto que a Grécia hoje acusa a Macedônia de roubar sua cultura.

Por que visitar a estátua de Alexandre o Grande?

A estátua se impõe a todos os outros monumentos a sua volta, além de que durante o período da noite, ela fica o seu chafariz ligado e com uma bela Iluminação que acaba por proporcionar uma boa atmosfera para a praça que se localiza a estátua e a torna um local muito agradável.

Localização da estátua de Alexandre o Grande

Vídeo da estátua de Alexandre o Grande

https://www.youtube.com/watch?v=UiUl1Zob8U4

Total
0
Shares
Previous Post
mesquita-de-cordoba

Os 12 tesouros da Espanha

Next Post
o-que-visitar-Escopia

O que visitar em Escópia?

Related Posts