Os 12 tesouros da Espanha

mesquita-de-cordoba

Motivado pelo sucesso da eleição internacional que elegeu as 7 maravilhas modernas, duas emissoras espanholas (Antena3 e COPE) começaram a promover um novo concurso com o objetivo de eleger os 12 tesouros da Espanha.

Vale ressaltar que a ideia inicial não era eleger 12 tesouros da Espanha e sim 7, seguindo a mesma lógica utilizada pelas 7 maravilhas, mas chegaram ao consenso que apenas 7 maravilhas não seria justo e diante disso esse número foi aumentado para 12.

Mais de 9 mil inscrições foram realizadas, até serem reduzidos a 20, e a partir destes 20 finalistas foram definidos no final de 2007 os 12 tesouros da Espanha.

A lista curiosamente não conta com nenhum representante de suas últimas capitais Madri e Toledo, e no que diz respeito aos tipos, a lista conta com 3 monumentos arquitetônicos e 3 monumentos naturais, sendo eles:

Os 12 tesouros da Espanha

Mesquita de Córdoba

Exemplo de fusão entre a cultura islâmica e cristã a mesquita de Córdoba está localizada na região da Andaluzia (Sul da Espanha) a qual teve grandes influências da cultura islâmica no passado.

A mesquita é o local mais visitado da cidade, sendo uma referência no que diz respeito a arte hispano-muçulmana até porque ela consegue apresentar diferentes períodos artísticos em decorrência das alterações ocorridas ao longo dos anos.

mesquita-de-cordoba

Caverna de Altamira

Localizado no pequeno município de Santillana del Mar, a caverna surpreende a todos seus visitantes pelas pinturas de animais em seu teto.

Descoberta por acaso em meados de 1879, os estudos realizados na caverna apontam que tais pinturas foram realizadas nos períodos em que a caverna foi habitada, o que nos remete aos anos de 35 mil a 13 mil a.C.

Da lista dos 12 tesouros da Espanha é sem sombra de dúvidas o mais antigo e enigmático que há, mas assim como outros também é considerado um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

caverna-de-altamira

Catedral de Sevilha

Com cerca de  11.520 metros quadrados a catedral de Sevilha é a maior catedral da Espanha e a terceira maior do mundo perdendo apenas para a basílica de São Pedro no Vaticano e a basílica de Nossa Senhora Aparecida no Brasil.

Sendo também um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1987 a catedral é um dos pontos mais visitados de Sevilha e encanta seus visitantes pela sua beleza arquitetônica e imponência.

No que diz respeito a sua área interna, a catedral é uma verdadeira obra de arte, com obras e relíquias do cristianismo que impressionam até quem seja indiferente quanto a religião.

catedral-de-sevilha

Alhambra

Construído em 889 d.C. sobre restos de fortificações romanas, Alhambra faz parte de um complexo de palácios e fortalezas localizado em Granada, na região da Andaluzia.

O local já chegou a ser o palácio real do sultão de Granada em 1333, mas diante dos conflitos ocorridos naquela época entre cristãos e mouros, Alhambra ao longo do tempo foi sendo modificado para atender aos interesses de seus mandatários.

alhambra

Catedral-Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Considerado o maior templo barroco da Espanha, a catedral foi construída entre os séculos 17 e 18 e sua origem tem forte relação com o apóstolo Tiago, assim como de Maria, mãe de Jesus.

De acordo com a lenda, foi no local aonde está a catedral-basílica de Nossa Senhora do Pilar que o espírito de Maria teria aparecido para Tiago em um momento de total de desânimo e descrença do apóstolo.

No que diz respeito a catedral propriamente dita, ela é considerada como um centro artístico de primeira grandeza, reunindo obras de grande valor e de diferentes épocas.

Catedral-Baslica-de-nossa-senhora-o-pilar-2

Parque nacional do Teide

Localizado nas ilhas Canárias, mais exatamente na ilha de Tenerife o parque nacional do Teide ocupa a zona mais alta da ilha, sendo uma ótima opção para aqueles que gostam de fazer trilhas.

No parque é possível encontrar inúmeros mirantes muito distintos entre si com o mirante Narizes do Teide, Roques de Garcia, Boca Taura e muitos outros que como já dito apresentam características variadas.

O local além de ser um dos 12 tesouros da Espanha, também é tido como um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 2007 e não a toa é um dos parques mais visitados não apenas na Europa, mas no mundo.

parque-nacional-do-teide

Teatro romano de Mérida

Construído entre os anos 16 a 15 a.C., o teatro romano de Mérida está localizado em uma região próxima à fronteira com Portugal em uma área denominada como Badajoz.

Em seus anos áureos o teatro comportava cerca de 6 mil espectadores. Assim como outros locais da lista dos 12 tesouros da Espanha, o teatro romano de Mérida também passou por algumas remodelagens ao longo dos anos, mas assemelhando-se a outros monumentos do império romano ele também se deteriorou com o tempo e tendo algumas partes destruída.

A região que abrange o teatro é considerado um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1993, além de ser considerado um dos sítios arqueológicos mais importantes que existe.

teatro-romano-de-merida

 

Cidade das Artes e das Ciências

Localizado na cidade de Valência a cidade das Artes e das Ciências é um moderno complexo cultural muito frequentado por turistas do mundo todo, sendo inclusive um dos principais locais visitados na cidade.

O complexo conta o oceanário de Valência, a opera house Palácio das Artes Rainha Sofia, o museu de Ciências príncipe Felipe, a sala de cinema IMAX L’Hemisfèric entre outros.

No projeto original o local ainda contaria com 3 arranha-céus de 308, 226 e 220 metros, porém estes ainda não saíram do papel.

cidade-das-artes-e-ciencias

Igreja Sagrada Família

Obra prima do arquiteto catalão Antoni Gaudí, a igreja Sagrada Família é o cartão postal que vem à cabeça de todos ao referenciar a cidade de Barcelona e há quem o considere também o principal cartão postal da Espanha.

Sendo uma obra ainda inacabada, mas com previsão para conclusão ainda nos próximos anos, a igreja Sagrada família é sem sombra de dúvidas um dos templos religiosos mais belos que existe, seja no que diz respeito a sua parte interna como pela sua parte externa.

A fachada da Natividade e sua cripta são Patrimônios Mundial pela UNESCO desde 2005 e assim como está a igreja apresenta algumas curiosidades presentes em um artigo voltado para isso.

fachada-da-natividade-sagrada-familia

Praia da Concha

Não é de Ibiza, Barcelona ou Maiorca a praia que é considerada um dos 12 tesouros da Espanha está localizada no Norte do país, mais precisamente na cidade de San Sebastian.

Com um comprimento de apenas 1350m, o local é considerado uma praia urbana e apresenta pouca profundidade. Mas é uma praia em que a prática de esportes como o surf, windsurf, canoagem ou futebol de praia são muito comuns.

Outra característica da praia e que dá o charme ao local é a vista para a ilha de Santa Clara.

praia-da-concha-espanha

Museu Guggenheim Bilbao

Museu de arte moderna e contemporânea da cidade de Bilbao na região tida como país Basco, o museu foi projetado pelo arquiteto canadense-americano Frank Gehry e inaugurado em 1997.

Considerado um dos maiores museus da Espanha, o museu possui exposições permanentes de obras de artistas espanhóis e internacionais, mas o que mais impressiona está na parte de fora.

O edifício foi considerado uma das obras arquitetônicas mais marcantes das últimas décadas, conseguindo um raro consenso positivo entre acadêmicos, críticos e públicos em geral.

museu-bilbau

Catedral de Santiago de Compostela

Principal destino de peregrinos do mundo todo, a catedral de Santiago de Compostela é uma mistura de estilos arquitetônicos que misturam a seu estilo original que é românico, um toque gótico, renascentista e barroco, estando localizada na Galiza entre as cidades de Vigo e Coruña.

Sua fama vem principalmente por ser o local de sepultamento de São Tiago, o Grande, um dos apóstolos de Jesus Cristo que também é considerado o santo protetor da Espanha.

A catedral teve sua construção finalizada em 1112 e além de ser considerada um dos 12 tesouros da Espanha, ele também é considerado um patrimônio Nacional e engloba uma área que é considerado um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

catedral-de-santiago-de-compostela

Total
0
Shares
Previous Post
curiosidades-valencia

O que visitar em Valência?

Next Post
estatua-grande-guerreiro-alexandre

Estátua de Alexandre o Grande

Related Posts