Torre dos Clérigos

torre-dos-clerigos

Sendo um dos principais símbolos da cidade do Porto, a Torre dos Clérigos já foi o edifício mais alto de Portugal.

A torre dos clérigos faz parte de um conjunto de outros edifícios que seriam a Igreja da Irmandade de São Pedro dos Clérigos, e as dependência da casa da Irmandade.

Aberta ao público durante o dia e também durante a noite em alguns períodos do ano, a torre passou por um processo de restauração nos últimos anos, com o objetivo de proporcionar a seus visitantes acesso a pisos e peças até então não acessíveis ao público.

Até por estar muito bem posicionada (localizando-se na parte central da cidade) o topo da torre possui uma das mais belas vistas panorâmicas sobre a cidade, ao custo de pouco mais de 200 degraus, já que não há elevador para o topo da torre.

Construção da torre dos Clérigos

A igreja dos clérigos assim como sua torre, foram construídas no estilo barroco, em meados do século XVIII.

Em abril de 1732 foi iniciado a construção da igreja, e somente em 1754 e que foi iniciado a construção da torre, após um pedido da Irmandade dos Clérigos por uma torre sineira que foi arquitetada pelo italiano Nicolau Nasoni.

E foi dada como finalizada somente em 1763, após a colocação de uma cruz de ferro em seu topo, além da imagem de São Paulo no nicho sobre a porta.

torre-dos-clerigos-noite

Funções da torre dos Clérigos

Hoje temos a torre como um dos principais pontos turísticos do Porto, mas para além disso está ao longo dos anos já teve funções de grande relevância para a cidade. Assim como:

  • Torre sineira
  • Indicar as horas (através de um disparo diário de pólvora seca, sempre ao meio dia)
  • Telégrafo comercial
  • Marco de orientação (para embarcações que navegavam no rio Douro)
  • Indicar a chegada de antigos navios de luxo aos comerciantes (por meio do hasteamento de uma bandeira quando ada sua aproximação).
  • Posto estratégico para combates militares e políticos.

Curiosidades sobre a torre dos Clérigos

  • A torre possui cerca de 76 metros de altura, sendo composta por seis andares e conta com cerca de
    225 degraus.
  • O último desejo do italiano Nicolau Nasoni (Seu arquiteto) foi ser sepultado na Igreja dos Clérigos.
  • Relacionado a construção da torre, o projeto original era constituído por duas torres e não uma, como foi finalizada a obra.
  • Além disso o local conta com 2 campanários e um carrilhão com nada mais nada menos que 49 sinos, simplesmente um dos maiores de Portugal.

Por que visitar a torre dos Clérigos?

A torre possui uma das vistas panorâmicas mais formidáveis da cidade do Porto, por isso vale a pena ponderar dar uma subida até lá.

Além disso a torre dos Clérigos faz parte de um conjunto de edifícios que desde 1910 é tido como um monumento nacional de Portugal e não a toa.

Localização e contatos da torre dos Clérigos


[column width=”50%”][wp-svg-icons icon=”home” wrap=”i”] Website[/column] [column width=”50%”][wp-svg-icons icon=”facebook” wrap=”i”] Facebook[/column]

Vídeo da torre dos Clérigos

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
ponte-carlos

Curiosidades ponte Charles

Next Post
confeitaria-belem

Confeitaria Belém

Related Posts