Sendo um dos principais símbolos da cidade do Porto, a Torre dos Clérigos já foi o edifício mais alto de Portugal.
A torre dos clérigos faz parte de um conjunto de outros edifícios que seriam a Igreja da Irmandade de São Pedro dos Clérigos, e as dependência da casa da Irmandade.
Aberta ao público durante o dia e também durante a noite em alguns períodos do ano, a torre passou por um processo de restauração nos últimos anos, com o objetivo de proporcionar a seus visitantes acesso a pisos e peças até então não acessíveis ao público.
Até por estar muito bem posicionada (localizando-se na parte central da cidade) o topo da torre possui uma das mais belas vistas panorâmicas sobre a cidade, ao custo de pouco mais de 200 degraus, já que não há elevador para o topo da torre.
Construção da torre dos Clérigos
A igreja dos clérigos assim como sua torre, foram construídas no estilo barroco, em meados do século XVIII.
Em abril de 1732 foi iniciado a construção da igreja, e somente em 1754 e que foi iniciado a construção da torre, após um pedido da Irmandade dos Clérigos por uma torre sineira que foi arquitetada pelo italiano Nicolau Nasoni.
E foi dada como finalizada somente em 1763, após a colocação de uma cruz de ferro em seu topo, além da imagem de São Paulo no nicho sobre a porta.
Funções da torre dos Clérigos
Hoje temos a torre como um dos principais pontos turísticos do Porto, mas para além disso está ao longo dos anos já teve funções de grande relevância para a cidade. Assim como:
- Torre sineira
- Indicar as horas (através de um disparo diário de pólvora seca, sempre ao meio dia)
- Telégrafo comercial
- Marco de orientação (para embarcações que navegavam no rio Douro)
- Indicar a chegada de antigos navios de luxo aos comerciantes (por meio do hasteamento de uma bandeira quando ada sua aproximação).
- Posto estratégico para combates militares e políticos.
Curiosidades sobre a torre dos Clérigos
- A torre possui cerca de 76 metros de altura, sendo composta por seis andares e conta com cerca de
225 degraus. - O último desejo do italiano Nicolau Nasoni (Seu arquiteto) foi ser sepultado na Igreja dos Clérigos.
- Relacionado a construção da torre, o projeto original era constituído por duas torres e não uma, como foi finalizada a obra.
- Além disso o local conta com 2 campanários e um carrilhão com nada mais nada menos que 49 sinos, simplesmente um dos maiores de Portugal.
Por que visitar a torre dos Clérigos?
A torre possui uma das vistas panorâmicas mais formidáveis da cidade do Porto, por isso vale a pena ponderar dar uma subida até lá.
Além disso a torre dos Clérigos faz parte de um conjunto de edifícios que desde 1910 é tido como um monumento nacional de Portugal e não a toa.