Basicamente o pastel de belém é zum doce assado no forno, muito semelhante a forma de uma empada, com massa folhada a sua volta e recheada por uma mistura de gemas, creme de leite, um pouco de farinha de trigo e casca ralada de limão.
Por mais que seja possível encontrar estabelecimentos especializados neste doce típico português, não apenas em Lisboa mas como em outras cidades de Portugal, ainda assim é nesta confeitaria que o título de melhor pastel de nata se mantem ao longo dos anos, ao menos no conhecimento popular.
Localizado mesmo ao lado do mosteiro do Jerônimos, a confeitaria está em uma área muito frequentada por turistas e diante disso a probabilidade de encontra-la com filas é grande, principalmente se for aos finais de semana.
A receita secreta da Confeitaria Belém
Assim como já mencionado a confeitaria começou a fabricação dos pastéis de Belém em 1837 e pelo que parece, a receita deste doce teve origem no Mosteiro dos Jerônimos.
Transmitida e exclusivamente conhecida pelos mestres pasteleiros está receita foi sendo repassada ao longo dos anos e até hoje o processo de fabricação se mantem o mesmo, de forma artesanal.
Para que a receita não fosse descoberta, durante muitos anos os responsáveis pela sua fabricação trabalhavam fechados, no que é intitulado a “Oficina do Segredo”. Deste modo outras pessoas não conseguiriam aprender a misturar os ingredientes na quantidade certa.
Embora nos dias de hoje a fabricação possa ser observada através de uma janela de vidro, ainda assim, não é fácil reproduzir suas características e sabor.
Curiosidades sobre a Confeitaria Belém
- O pastel de belém é uma marca registrada do local, deste modo nenhuma outra confeitaria pode usá-lo.
- A confeitaria não costuma participar de concursos do melhor pastel de nata, talvez pelo pretexto de não querer colocar a sua fama em jogo.
Por que visitar a Confeitaria Belém?
Se você gosta de pastel de nata, você deve provar os pastéis de belém feitos na confeitaria pois são sem sobra de dúvidas um dos melhores de Portugal.
E caso não seja um grande apreciador, talvez seja lá um bom local para se ter uma segunda opinião.