Curiosidades ponte Charles

ponte-carlos

A ponte Charles (Charles bridge) é um dos principais símbolos da cidade de Praga na república Checa sendo visitada diariamente nos mais diversos períodos por turístas do mundo todo.

Sua procura não é a toa, além de sua beleza muito característica seja pela sua arquitetura ou pelo conjunto de estátuas que embelezam ainda mais a ponte, ela está em volta de curiosidades e mistérios desde a sua construção, o que a torna protagonista de algumas lendas e contos locais.

Curiosidades ponte Charles (Charles Bridge)

  • A ponte está sobre o rio Vltava e liga os bairros históricos de Mala Strana (Cidade Baixa) e Stare Mesto (Cidade Velha). Ela possui 516mde extensão, uma largura de aproximadamente 1m, apoiados sobre 16 arcos e protegida por 3 torres.

ponte-carlos-praga-junto-rio

  • Há cerca de 30 estátuas decorando a ponte Charles, situadas em ambos os lados, que quase em sua totalidade representam santos e patronos venerados da época. Estas estátuas são do estilo barroco, a qual foram construídas entre 1683 e 1714. Mas vale ressaltar que atualmente, sobraram apenas cópias das estátuas originais.
  • A estátua de São João Nepomuceno é sem sombra de dúvida a mais procurada e fotografada na ponte, mas poucos sabem que ela está situada no mesmo local aonde o até então mátir foi jogado como punição por não querer revelar a confissão da Rainha Sofia. Há uma lenda que diz que a pessoa que colocar a palma da mão na cruz de madeira e que cada dedo toque uma das estrelas, terá seus desejos realizados.
  • Ainda na questão lendas, há uma lenda que diz que esta ponte jamais cairá, porque em sua argamassa foram incorporados ovos e vinho. Já outra lenda diz que não é aconselhável a ponte a meia-noite, pois neste horário os fantasmas de dez senhores, executados na Idade Média, aparecem cantando canções tristes.

estatuas-ponte-carlos-praga

  • A construção desta ponte medieval foi iniciada em 1357 por ordem do Imperador Carlos IV e tinha como objetivo substituir a antiga ponte existente no local, chamada de ponte Judith, a qual ainda pode ser visto na base do pilar sobre o qual se ergue a Torre Velha. Há uma lenda que antes do início de sua a construção, Charles IV pediu a ajuda de astrólogos. Eles então, identificaram o momento ideal (ano, dia e hora) para iniciar a construção da ponte.
  • A ponte recebeu o nome de ponte Charles em 1870, até então esta era conhecida por ponte de Pedra (Kamenný most) e ponte de Praga (Pražský most).

multidao-ponte-carlos-praga

  • Assim como o castelo de Praga, atualmente a ponte Charles é um dos pontos turísticos mais visitados em Praga, tanto que além da multidão de turistas podemos encontrar em grande número artistas de rua dos mais diferentes segmento, como pintores, músicos, vendedores entre outros.
  • A torre Judih (Cidade Baixa) oferece uma vista panorâmica de Praga.
  • Um dos meios que mais ajudou a promover a existência da ponte Charles para o mundo foram as cenas iniciais do filme Missão Impossível (1996) estrelado por Tom Cruise,  a qual foram filmadas na ponte. E vale ressaltar que um outro grande filme que destacou a ponte é o Homem Aranha longe de casa, estrelado por Tom Holland.
  • Assim como o castelo de Praga, atualmente a ponte Charles é um dos pontos turísticos mais visitados em Praga, tanto que além da multidão de turistas podemos encontrar em grande número artistas de rua dos mais diferentes segmento, como pintores, músicos, vendedores entre outros.
Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
forum-romano

Fórum Romano

Next Post
torre-dos-clerigos

Torre dos Clérigos

Related Posts