O Fórum Romano era aonde concentravam-se as principais construções públicas do Império Romano.
Era lá que ficava o principal centro comercial da Roma Imperial, assim como o palco dos mais importantes atos cívicos da cidade que eram desde cerimônias triunfais, eleições, discursos públicos, processos criminais até os confrontos entre gladiadores.
De certo modo, podemos dizer que o Fórum Romano era tão importante para a Roma antiga, assim como a Acrópoles era para a cidade de Atenas.
Localizado no coração da Roma antiga, o Fórum Romano que já foi considerado o ponto de encontro mais conhecido do mundo, desenvolveu-se gradualmente, regularmente e paulatinamente ao longo de vários séculos e foi construído de noroeste para sudeste entre o monte Palatino e o monte Capitolino.
Deterioração do Fórum Romano
Há relatos que desde o século VIII o Fórum Romano já estava mal conservado e com o tempo isto não tratou de melhorar.
Ao longo dos anos seus monumentos foram em sua maioria enterrados embaixo do entulho, e sua localidade já chegou a ser designada campo de gado, algo que sem sombra de dúvidas era inimaginável nos anos de ouro de um dos maiores impérios que a humanidade já viu.
O Fórum Romano foi totalmente escavado no início do século XX, entretanto o seu estado de preservação não é dos melhores, para ser bem sincero é péssimo, muito de seus monumentos o que temos são apenas ruínas, o que deixa muito de seus visitantes um tanto quanto decepcionados.
Estado atual do Fórum Romano
- Templo de Vênus e Roma: do Templo de Vênus (de frente para o Coliseu) há apenas o nicho semicircular e um pouco da colunata lateral, já o templo de Roma em 1612 virou a Igreja de Santa Francesca Romana.
Arco de Tito: por ter sido transformado em torre fortificada na Idade Média o arco de Tito está totalmente preservado. - Basílica de Maxêncio: apenas restou o lado norte (fundos), com seus 3 arcos e alguns nichos semicirculares.
- Templo de Rômulo: Hoje é possível ver um edifício circular, coberto por uma cúpula e com uma porta de bronze ladeada por 2 colunas.
- Templo de Antonino e Faustina: só o magnífico pórtico, atrás dele, há um edifício pertencente à Igreja e fechado ao público.
- Templo de Vesta: sobraram algumas colunas do perímetro circular e um pedaço da parede.
- Casa das Vestais: parte das fundações dos aposentos nas laterais, alguns restos de colunas do pátio interno, a fonte central e algumas estátuas das Vestais, sem as cabeças.
- Templo de Castor e Pollux: o pedestal onde ficava, além de 3 colunas e parte do friso, pertencentes à lateral leste do templo.
- Templo de Júlio Cesar: o templo foi basicamente perdido, há apenas algumas fundações, protegidas por uma cobertura de madeira.
- Basílica Emilia: restou apenas o espaço onde ela ficava e alguns restos de colunas.
- Curia Julia: é o único edifício do Fórum Romano que sobreviveu, chegando quase intacto aos dias de hoje.
- Arco de Settimo Severo: por ter ficado soterrado durante muitos séculos, de modo que só se via o seu topo. o arco está em bom estado.
- Rostra: a plataforma em si com os restos dos blocos da fachada, assim como os restos da escadaria usada para acessá-la.
- Basílica Julia: apenas restou o espaço onde ficava, com algumas bases de colunas e fragmentos espalhados pelo chão.
- Templo de Saturno: o pedestal do templo e 8 colunas do antigo pórtico ainda restaram no local.
- Templo de Vespasiano e Tito: só sobrou o espaço onde ficava. do outro, só sobraram 3 colunas suportando parte do friso.
- Cárcere Mamertino: hoje em dia, os cárceres que foram o local onde São Pedro e São Paulo ficaram presos estão no subsolo de 2 igrejas sobrepostas: a San Pietro in Cárcere (abaixo) e San Giuseppe in Falegnami (acima). Na primeira, há uma cruz invertida no altar, ilustrando o fato de que São Pedro teria sido crucificado numa cruz invertida.
Porque visitar o Fórum Romano?
O fórum Romano é um local histórico que outrora já foi o principal centro comercial da Roma Imperial.
E por mais que hoje o local esteja muito longe de seus tempos áureos, encontrando-se muito degradado, ainda assim é possível ver alguns indícios e um pouco do que já foi a grandeza do império romano.
Além de que o mesmo ingresso que da acesso ao Coliseu também da acesso ao Fórum Romano, sendo assim porque não visitar?
Localização do Fórum Romano
Vídeo do Fórum Romano
Ingressos para o Fórum Romano
Vale ressaltar que o mesmo ingresso que dá acesso ao Fórum Romano, também permite a entrada ao Coliseo e ao Monte Palatino.