O que visitar no Porto?

o-que-visitar-porto

Sendo um dos centros mais antigos da Europa, a cidade do Porto localiza-se a norte de Portugal e ao longo das margens do rio Douro. O Porto possui as seguintes características:

PaísportugalPortugal
Populaçãopopulacao240 mil
Áreaarea41 km²
IdiomaidiomaPortuguês
Moedamoeda
Euro

 

Seu centro histórico foi proclamado Patrimônio Mundial pela UNESCO, e dentre outros títulos a qual a cidade pode se orgulhar é de ter sido eleita em 2014 e 2017 como o melhor destino europeu.

A cidade possui um considerável patrimônio arquitetônico seja do seu passado ou de seu presente, a qual é possível identificar em alguns de seus pontos turísticos como a Torre Clérigos, Igreja de Cedofeita, a igreja gótica de São Francisco até a moderna Casa da Musica.

Outro ponto positivo é a grande quantidade de restaurantes cativantes a um preço acessível.

Tendo em muitos destes além do já famoso bacalhau um típico prato chamado de Francesinha.

ponte-dom-luisI

Curiosidades sobre o Porto

A cidade é internacionalmente associada a uma bebida, o vinho do Porto.

Com um teor alcoólico elevado (cerca de 19,5%) e com um sabor peculiar o vinho do Porto está entre os melhores vinhos do mundo, e aos seus apreciadores a cidade oferece algumas opções turística neste segmento.

Popularmente a cidade também é conhecida como a Cidade Invicta, por nunca ter sido conquistada.

torre-dos-clerigos

Turismo no Porto

Sem sombra de dúvidas a cidade é uma das últimas metrópoles europeias não descobertas, uma vez que muitos turistas que visitam Portugal, ainda optam por conhecer a capital Lisboa.

Talvez, por ser menos conhecida que Lisboa, a cidade acaba por surpreender positivamente a maioria de seus visitantes.

Por ser uma cidade pequena, basicamente os principais pontos turísticos estão próximos uns dos outros dos outros.

Para alguns poucos pontos turísticos mais afastados o transporte público atende tais necessidades a um baixo custo, portanto alugar um carro ou usar um ônibus de turismo não é uma necessidade.

avenida dos aliados

O que visitar no Porto?

Sobre os pontos turísticos, sem dúvida o principal local é a região da Ribeira, a qual possui uma paisagem que poucas cidades europeias proporcionam e que esta por si só, já vale a visita a cidade Porto.

Basicamente dois dias já é o suficiente para se conhecer os principais pontos turísticos do Porto.

A cidade concentra seus principais pontos turísticos na região do centro (também conhecido como “baixa”).

Neste local está localizado a Torre Clérigos, a livraria Lello, a igreja gótica de São Francisco, a estação de São Bento, a Ribeira além da charmosa rua das Flores.

Outra opção bastante atraente para quem visita o Porto é a sua parte litorânea, tanto pela sua beleza como pela tranquilidade que o local proporciona.

Saiba o que visitar no Porto, a cidade Invicta que foi considerada nestes últimos anos como um dos melhores destinos Europeu.

ribeiraRibeira – Principal ponto turístico da cidade do Porto, a Ribeira fica ao lado do rio Douro sendo uma região que abriga alguns restaurantes e um comércio local durante o dia.

 

Ponte Dom Luis IPonte Dom Luís I – Ponte de estrutura metálica finalizado em meados de 1888 que liga as cidades do Porto e Vila nova de Gaia e está sobre o rio Douro.

Hoje a ponte e transitável por pedestres seja em sua parte inferior e superior, embora o tráfego de carro esteja apenas direcionado a parte inferior já que a parte superior está destino a uma linha de metrô.

 

torre dos clerigosTorre dos Clérigos – Com 75 metros de altura e 240 degraus, a torre que foi construída em 1763 faz parte da igreja dos clérigos e já foi o edifício mais alto e Portugal.

Hoje o local proporciona uma das mais belas vistas da cidade, além de ser outro cartão postal da cidade.

 

avenida-dos-aliadosAvenida dos Aliados – Principal avenida do Porto e ponto central da cidade, a avenida dos Aliados abriga um dos mais belos prédios do Porto a qual se destaca o imponente prédio da câmara.

O local frequentemente é o palco dos principais eventos públicos da cidade.

 

livraria-lello-e-irmaoLivraria Lello Irmão – Frequentemente listada como uma das livrarias mais bonitas que existe, o local é pequeno, mas muito charmoso a qual destaca-se a sua escadaria.

 

 

Farol de FelgueirasFarol de Felgueiras – Local de junção entre o rio Douro e o mar, região da Foz onde se situa o farol é um dos pontos mais valorizados do Porto, a qual sempre está muito bem frequentado.

 

O que visitar no Porto, se sobrar tempo

esadio-do-dragaoEstádio do Dragão – Moderno estádio com capacidade para 50.035 espectadores, o estádio do Futebol Clube do Porto foi construído em decorrência da Euro Copa que ocorreu em 2004.

 

parque-serralvesParque Serralves – Parque de 18 hectares que além de belos jardins também conta com um museu de arte contemporânea. Sendo um dos principais parques da cidade.

 

 

palacio-da-bolsaPalácio da Bolsa – Sede da Associação Comercial do Porto, serve agora para os mais diversos eventos culturais, sociais e políticos da cidade contando com uma bela estrutura interna.

 

igreja-de-sao-francisco.portoIgreja de São Francisco – Igreja construída 1410 no estilo gótico que possui em grande parte da sua área interna revestida de uma talha dourada.

 

catedral-da-seCatedral da Sé do Porto – Situado em uma área mais elevada da cidade e ao lado da parte superior da ponte dom Luís I, esta catedral é um dos monumentos mais antigos do Porto, sendo uma parada obrigatória para os andarilhos do caminho de Santiago de Compostela ou para o Santuário de Fátima.

 

palacio-de-cristalPalácio de Cristal – Embora o verdadeiro palácio de cristal tenha sido demolido e em seu local tenha sido erguido um pavilhão esportivo, ainda assim o local é conhecido pelo nome do palácio destruído e destaca-se hoje pelos seus belos jardins, um dos melhores mirantes para o rio Douro e por abrigar algumas espécies de aves, em especial alguns pavões que circulam entre os visitantes do parque.

 

Eventos no Porto

Dois eventos se destacam na cidade, sendo elas a Festa de São João e a Queima das Fitas.
A primeira é tradicional festa de São João. Que é comemorada no dia 23 para 24 de junho por milhares de pessoas que vão as ruas com martelos de brinquedo para festejar e saborear as sardinhas na brasa.

O outro evento seria a festa de estudantes universitários a qual durante uma semana ocorrem uma série de festividades, com destaque ao cortejo, em que as diferentes universidades desfilam pelas ruas do centro.

queima das fitas cortejo tribunal

 

Vídeo sobre o Porto

 

Ingressos para atrações no Porto

 

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
heidelberg

Heidelberg

Next Post
forum-romano

Fórum Romano

Related Posts