Sendo um dos centros mais antigos da Europa, a cidade do Porto localiza-se a norte de Portugal e ao longo das margens do rio Douro. O Porto possui as seguintes características:
Seu centro histórico foi proclamado Patrimônio Mundial pela UNESCO, e dentre outros títulos a qual a cidade pode se orgulhar é de ter sido eleita em 2014 e 2017 como o melhor destino europeu.
A cidade possui um considerável patrimônio arquitetônico seja do seu passado ou de seu presente, a qual é possível identificar em alguns de seus pontos turísticos como a Torre Clérigos, Igreja de Cedofeita, a igreja gótica de São Francisco até a moderna Casa da Musica.
Outro ponto positivo é a grande quantidade de restaurantes cativantes a um preço acessível.
Tendo em muitos destes além do já famoso bacalhau um típico prato chamado de Francesinha.
Curiosidades sobre o Porto
A cidade é internacionalmente associada a uma bebida, o vinho do Porto.
Com um teor alcoólico elevado (cerca de 19,5%) e com um sabor peculiar o vinho do Porto está entre os melhores vinhos do mundo, e aos seus apreciadores a cidade oferece algumas opções turística neste segmento.
Popularmente a cidade também é conhecida como a Cidade Invicta, por nunca ter sido conquistada.
Turismo no Porto
Sem sombra de dúvidas a cidade é uma das últimas metrópoles europeias não descobertas, uma vez que muitos turistas que visitam Portugal, ainda optam por conhecer a capital Lisboa.
Talvez, por ser menos conhecida que Lisboa, a cidade acaba por surpreender positivamente a maioria de seus visitantes.
Por ser uma cidade pequena, basicamente os principais pontos turísticos estão próximos uns dos outros dos outros.
Para alguns poucos pontos turísticos mais afastados o transporte público atende tais necessidades a um baixo custo, portanto alugar um carro ou usar um ônibus de turismo não é uma necessidade.
O que visitar no Porto?
Sobre os pontos turísticos, sem dúvida o principal local é a região da Ribeira, a qual possui uma paisagem que poucas cidades europeias proporcionam e que esta por si só, já vale a visita a cidade Porto.
Basicamente dois dias já é o suficiente para se conhecer os principais pontos turísticos do Porto.
A cidade concentra seus principais pontos turísticos na região do centro (também conhecido como “baixa”).
Neste local está localizado a Torre Clérigos, a livraria Lello, a igreja gótica de São Francisco, a estação de São Bento, a Ribeira além da charmosa rua das Flores.
Outra opção bastante atraente para quem visita o Porto é a sua parte litorânea, tanto pela sua beleza como pela tranquilidade que o local proporciona.
Saiba o que visitar no Porto, a cidade Invicta que foi considerada nestes últimos anos como um dos melhores destinos Europeu.
Ribeira – Principal ponto turístico da cidade do Porto, a Ribeira fica ao lado do rio Douro sendo uma região que abriga alguns restaurantes e um comércio local durante o dia.
Ponte Dom Luís I – Ponte de estrutura metálica finalizado em meados de 1888 que liga as cidades do Porto e Vila nova de Gaia e está sobre o rio Douro. Hoje a ponte e transitável por pedestres seja em sua parte inferior e superior, embora o tráfego de carro esteja apenas direcionado a parte inferior já que a parte superior está destino a uma linha de metrô.
Torre dos Clérigos – Com 75 metros de altura e 240 degraus, a torre que foi construída em 1763 faz parte da igreja dos clérigos e já foi o edifício mais alto e Portugal. Hoje o local proporciona uma das mais belas vistas da cidade, além de ser outro cartão postal da cidade.
Avenida dos Aliados – Principal avenida do Porto e ponto central da cidade, a avenida dos Aliados abriga um dos mais belos prédios do Porto a qual se destaca o imponente prédio da câmara. O local frequentemente é o palco dos principais eventos públicos da cidade.
Livraria Lello Irmão – Frequentemente listada como uma das livrarias mais bonitas que existe, o local é pequeno, mas muito charmoso a qual destaca-se a sua escadaria.
Farol de Felgueiras – Local de junção entre o rio Douro e o mar, região da Foz onde se situa o farol é um dos pontos mais valorizados do Porto, a qual sempre está muito bem frequentado.
O que visitar no Porto, se sobrar tempo
Estádio do Dragão – Moderno estádio com capacidade para 50.035 espectadores, o estádio do Futebol Clube do Porto foi construído em decorrência da Euro Copa que ocorreu em 2004.
Parque Serralves – Parque de 18 hectares que além de belos jardins também conta com um museu de arte contemporânea. Sendo um dos principais parques da cidade.
Palácio da Bolsa – Sede da Associação Comercial do Porto, serve agora para os mais diversos eventos culturais, sociais e políticos da cidade contando com uma bela estrutura interna.
Igreja de São Francisco – Igreja construída 1410 no estilo gótico que possui em grande parte da sua área interna revestida de uma talha dourada.
Catedral da Sé do Porto – Situado em uma área mais elevada da cidade e ao lado da parte superior da ponte dom Luís I, esta catedral é um dos monumentos mais antigos do Porto, sendo uma parada obrigatória para os andarilhos do caminho de Santiago de Compostela ou para o Santuário de Fátima.
Palácio de Cristal – Embora o verdadeiro palácio de cristal tenha sido demolido e em seu local tenha sido erguido um pavilhão esportivo, ainda assim o local é conhecido pelo nome do palácio destruído e destaca-se hoje pelos seus belos jardins, um dos melhores mirantes para o rio Douro e por abrigar algumas espécies de aves, em especial alguns pavões que circulam entre os visitantes do parque.
Eventos no Porto
Dois eventos se destacam na cidade, sendo elas a Festa de São João e a Queima das Fitas.
A primeira é tradicional festa de São João. Que é comemorada no dia 23 para 24 de junho por milhares de pessoas que vão as ruas com martelos de brinquedo para festejar e saborear as sardinhas na brasa.
O outro evento seria a festa de estudantes universitários a qual durante uma semana ocorrem uma série de festividades, com destaque ao cortejo, em que as diferentes universidades desfilam pelas ruas do centro.
Vídeo sobre o Porto
Ingressos para atrações no Porto