Praia da Joaquina

praia-da-joaquina

A praia da Joaquina é uma das praias mais famosas e procuradas da ilha de Florianópolis, até pela sua fama entre os surfistas do mundo todo, uma vez que ela já foi sede de alguns campeonatos mundiais de surf.

E ela não se limita a esse tipo de público, já que até por ser bastante frequentada por jovens e esportistas a prática do futebol de areia, assim como vôlei também acaba por ser bastante comum.

Com uma areia claras e bem finas, suas ondas costumam ser fortes, além de ter uma característica de tombo (em que logo no início já há grandes inclinações).

Curiosamente a praia da Joaquina é uma das praias da ilha que proporciona uma das melhores estruturas para os visitantes, já que ela conta com estacionamento bares, restaurantes, chuveiros, banheiros, posto salva-vidas, posto policial e claro alguns vendedores de artesanatos.

Embora o ponto alto de lá seja durante o dia, não descarte dar uma passada por lá durante a noite, já que a praia fica iluminada e os restaurantes e bares também ficam abertos no período.

Área da Praia da Joaquina

A praia da Joaquina está localizado na parte leste da ilha, próximo a lagoa da conceição, da praia mole e mesmo junto as dunas da Joaquina. Esta última inclusive é um destino ideal para se fazer em conjunto com a praia da Joaquina, e além disso é de lá que se tem uma das melhores vistas para a praia, já que as dunas ficam em uma parte mais elevada.

Com uma extensão considerável de aproximadamente 3 Km de areia e largura que vai de 8 a 70 metros, ela se une a Praia do Campeche na mesma faixa de areia, sendo uma opção interessante para quem gosta de caminhar na areia.

Já pela outra ponta, a que fica mais próxima as dunas e a entrada principal para a praia, ficam algumas rochas que são um outro atrativo e mais um local para belas fotos.

Origem do nome da praia da Joaquina

O nome da praia possui diferentes versões, mas uma das mais famosas tem origem em uma lenda do século XVIII, onde esta homenageia uma rendeira que viveu na região e que foi muito popular e querida pelos outros moradores.

Sua admiração vinha principalmente por parte dos pescadores, já que ela costumava fazer a refeição para eles, sempre que os pescadores voltavam do mar.

E diz a lenda que em um determinado dia ela estava na beira do mar tecendo sua renda e foi tragada pelas ondas, nunca mais reaparecendo.

Por que visitar a praia da Joaquina?

Recomendo não apenas conhecer a praia, mas também passar algumas boas horas por lá, seja tomando sol, nadando, ou simplesmente passando algum tempo se aventurando nas rochas do local.

Além de que, pela proximidade com as dunas da Joaquina, esta acaba por proporcionar mais opções para gastar umas boas horas por lá.

Localização da praia da Joaquina

Vídeo da praia da Joaquina

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
gpo

GPO (General Post Office)

Next Post
curiosidades-igreja-sagrada-familia

Curiosidades Igreja Sagrada Família

Related Posts