GPO (General Post Office)

gpo

GPO (General Post Office) é o prédio sede dos correios da Irlanda, assim como um dos mais importantes, diante de seu contexto histórico.

Inaugurado em 6 de Janeiro de 1818, no coração de Dublin o edifício é o último de uma série de edifícios públicos irlandeses do estilo Georgiano.

E embora não seja perceptível aos turistas mais desinformados, apenas a sua fachada é o que restou do edifício original, após o levante ocorrido em 1916.

GPO e o levante de 1916

Os eventos da Semana da Páscoa moldaram a história da Irlanda e o GPO não estava apenas no centro de tudo, como também foi o ponto de partida.

Cansados do domínio inglês, na segunda-feira de Páscoa de 1916, um grupo de rebeldes invadiu o local, pedindo para que funcionários e clientes saíssem, assumindo assim o controle do edifício.

E na frente do edifício, a Irlanda foi declarada nação soberana quando o líder rebelde Patrick Pearse leu a Proclamação de Independência.

Mas diante do poderil militar inglês, os rebeldes se renderam após quase uma semana em poder do GPO e com o edifício em chamas e quase desmoronando.

O edifício foi destruído pelo fogo no decurso da rebelião e não reparado até que o governo irlandês do Estado Livre tomasse a tarefa alguns anos depois.

O vídeo abaixo retrata um pouco de sua história.

Curiosidade sobre o GPO

  • Ainda hoje é possível encontrar em suas colunas ou paredes alguns resquícios do combate travado entre os irlandeses e a Inglaterra. Com uma olhada mais atenta no edifício é possível encontrar algumas marcas de balas, mesmo que o local tenha sido praticamente reconstruído após o conflito.
  • Até o final de maio de 2015, além de sede dos correios o GPO abrigava um museu voltado para a história dos correios e do edifício, que inclusive tinha em seu acervo uma cópia original da Proclamação da República da Irlanda. Mas desde março de 2016 o local apresenta uma exposição voltada ao levante de 1916.
  • E apesar de sua fama como um lugar icônico da liberdade irlandesa, o aluguel do terreno em que está o o General Post Office, continuou a ser pago aos proprietários ingleses e americanos até a década de 1980.

Porque visitar o GPO?

Mais que um simples prédio público irlandês, o General Post Office é um símbolo do nacionalismo irlandês por ter sido o principal palco do conflito que mudou a história da Irlanda.

Para aqueles que gostam de história o local é um prato cheio, mas caso este não seja o seu caso, ainda assim diria que vale a pena dar uma passada no local por sua beleza arquitetônica e imponente da principal rua de Dublin.

Localização e contatos do GPO


[column width=”100%”][wp-svg-icons icon=”home” wrap=”i”] Website[/column]

Vídeo do GPO

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
estatua-do-galo-de-barcelos

Estátua do Galo de Barcelos

Next Post
praia-da-joaquina

Praia da Joaquina

Related Posts