Responsável pela fama da cidade, a estátua do Galo de Barcelos é um local obrigatório para se visitar em Barcelos.
A fama do galo é tamanha, que atualmente o galo já não está associado apenas como um símbolo de Barcelos, mas também como um símbolo de Portugal, sendo possível encontrar réplicas da estátua do galo de Barcelos a venda.
Mas para entendermos um pouco mais o seu contexto, teremos de nos remeter ao caminho de Santiago de Compostela, ok!?
Embora a rota francesa para o caminho de Santiago de Compostela seja a mais famosa, ainda assim há outras rotas, inclusive rotas portuguesas que iniciam principalmente nas cidades do Porto ou de Lisboa que também são tradicionais e possuem suas histórias.
A Lenda do Galo de Barcelos
Diz a lenda que certo dia os habitantes de Barcelos estavam todos escandalizados diante de um crime. Ninguém fazia ideia quem era o responsável, até que um galego se tornou suspeito pelo tal crime.
Deste modo as autoridades resolveram prendê-lo, apesar deste jurar sua inocência, dizendo que ele estava apenas de passagem em peregrinação a Santiago de Compostela, e com o objetivo de pagar uma promessa.
A justificativa do peregrino não foi aceita e as autoridades condenaram no à forca.
Como último recurso, o homem pediu para que o levassem à presença do juiz que o condenara.
Concedida a autorização, levaram-no à residência do magistrado, que nesse momento estava em um banquete com alguns amigos.
O galego voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredulidade dos presentes, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa e disse:
-É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem.
O juiz ignorou totalmente o apelo do galego e deste modo os procedimentos para o seu enforcamento foram iniciados.
Porém quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou.
Compreendendo o seu erro, o juiz correu para a forca e descobriu que o galego se salvara graças a um nó mal feito. Logo o homem foi imediatamente solto e mandado em paz.
Alguns anos mais tarde, o galego teria voltado a Barcelos para esculpir o Monumento do Senhor do Galo em louvor à Virgem Maria e a Santiago Maior, monumento que se encontra no Museu Arqueológico de Barcelos.
Porque visitar a estátua do Galo de Barcelos?
Verdade seja dita que a estátua do galo de Barcelos não é algo que justifique uma visita a Barcelos, apenas para conhece-lo.
Mas caso esteja na cidade o local é obrigatório, ao menos para que possa registrar a visita com uma foto, deste que é um dos símbolos de Portugal.