Responsável pela fama da cidade, a estátua do Galo de Barcelos é um local obrigatório para se visitar em Barcelos.

A fama do galo é tamanha, que atualmente o galo já não está associado apenas como um símbolo de Barcelos, mas também como um símbolo de Portugal, sendo possível encontrar réplicas da estátua do galo de Barcelos a venda.

Mas para entendermos um pouco mais o seu contexto, teremos de nos remeter ao caminho de Santiago de Compostela, ok!?

Embora a rota francesa para o caminho de Santiago de Compostela seja a mais famosa, ainda assim há outras rotas, inclusive rotas portuguesas que iniciam principalmente nas cidades do Porto ou de Lisboa que também são tradicionais e possuem suas histórias.

galo-barcelos-souvenir

A Lenda do Galo de Barcelos

Diz a lenda que certo dia os habitantes de Barcelos estavam todos escandalizados diante de um crime. Ninguém fazia ideia quem era o responsável, até que um galego se tornou suspeito pelo tal crime.

Deste modo as autoridades resolveram prendê-lo, apesar deste jurar sua inocência, dizendo que ele estava apenas de passagem em peregrinação a Santiago de Compostela, e com o objetivo de pagar uma promessa.

A justificativa do peregrino não foi aceita e as autoridades condenaram no à forca.

Como último recurso, o homem pediu para que o levassem à presença do juiz que o condenara.

Concedida a autorização, levaram-no à residência do magistrado, que nesse momento estava em um banquete com alguns amigos.

O galego voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredulidade dos presentes, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa e disse:

-É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem.

O juiz ignorou totalmente o apelo do galego e deste modo os procedimentos para o seu enforcamento foram iniciados.

Porém quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou.

Compreendendo o seu erro, o juiz correu para a forca e descobriu que o galego se salvara graças a um nó mal feito. Logo o homem foi imediatamente solto e mandado em paz.

Alguns anos mais tarde, o galego teria voltado a Barcelos para esculpir o Monumento do Senhor do Galo em louvor à Virgem Maria e a Santiago Maior, monumento que se encontra no Museu Arqueológico de Barcelos.

Porque visitar a estátua do Galo de Barcelos?

Verdade seja dita que a estátua do galo de Barcelos não é algo que justifique uma visita a Barcelos, apenas para conhece-lo.

Mas caso esteja na cidade o local é obrigatório, ao menos para que possa registrar a visita com uma foto, deste que é um dos símbolos de Portugal.

Localização da estátua do Galo de Barcelos