Há quem diga que a Igreja Sagrada Família não é uma simples igreja, mas sim uma obra de arte externamente como internamente.
Esta grande obra da vida do arquiteto catalão Antoni Gaudí foi minuciosamente projetada e sinceramente não discordo em considerá-la uma grande obra de arte.
Sendo hoje o principal símbolo da cidade catalã Barcelona, a igreja Sagrada Família possuí uma série de curiosidade a qual buscamos listar alguma das mais relevantes.
Curiosidades Igreja Sagrada Família
- Embora a igreja seja popularmente conhecida como a obra de Antoni Gaudí, o arquiteto catalão não participou da obra desde o seu início. Já que a obra foi iniciada em 1882 e Gaudí assumiu as obras apenas 1 ano depois.
- Gaudí inclusive chegou a morar na igreja durante os 15 últimos anos de sua vida.
- A construção foi suspensa em 1936 devido à Guerra Civil espanhola.
- A fachada da Natividade e a cripta (obras concluídas por Gaudí) foram incluídas em 2005 pela UNESCO como Patrimônio Mundial.
- Uma vez concluída a Sagrada Família será a igreja mais alta do mundo com 170 metros (558 pés) de altura. Tendo que a sua principal torre será dedicada a Jesus.
- O seu templo disporá de 18 torres: quatro em cada uma das três entradas-portais.
- A conclusão de suas obras está prevista para 2026 (ano do centenário da morte Antoni Gaudí).
- Em 1926, ano em que faleceu Gaudí, apenas estava construída uma torre.
- Estima-se que poderá levar no seu coro 1500 cantores, 700 crianças e cinco órgãos.
- Os túmulos de Josep Maria Bocabella (idealizador da obra) e de Antoni Gaudí encontram-se na cripta.
- Na Fachada da Paixão, foi acrescentado ao lado de O beijo de Judas, um quadrado mágico de 16 cifras que, quando somadas quatro delas em qualquer direção, resultam em 33, a idade que Cristo tinha ao falecer.
- Gaudí dizia que não tinha pressa para a conclusão de sua obra, até porque o cliente que seria Deus, não está com pressa.