Ponte Carlos

28/02/2019
ponte-carlos
67
Views

Considerada como um dos principais marcos arquitetônicos e históricos de Praga, a ponte Carlos (Charles Bridge) sem sombra de dúvidas é um local com muitas lendas e mitos.

A ponte está sobre o rio Vltava e liga os bairros históricos de Mala Strana (Cidade Baixa) e Stare Mesto (Cidade Velha).

Sendo um dos principais pontos turísticos de Praga o local é muito movimentado principalmente durante o dia, já nem tanto durante a noite.

Ainda assim, a ponte possui seus encantos seja durante o dia quanto durante a noite. Seja durante o dia com sua agitação e desenhistas locais, quanto no período noturno com uma atmosfera mais sombria.

No local onde hoje temos a ponte, existia outra ponte chamada de ponte Judith, que havia sido quase totalmente destruída em 1932.

ponte-carlos-praga-junto-rio

Construção da ponte Carlos

A construção desta ponte medieval foi iniciada em 1357 por ordem do Imperador Carlos IV, para substituir a antiga ponte Judith.

A construção da ponte foi dirigida pelo famoso arquiteto e escultor da corte Petr Parleř, que em seu currículo também pode citar a participação na Catefral de São Vito.

Em todo o caso a ponte só foi concluída em meados do século XV.

Com 516 metros de extensão, e largura de aproximadamente 10 metros, ela está apoiada sobre 16 arcos e está protegida por 3 torres.

Além disso a ponte está decorada por 30 estátuas situadas em ambos os lados, que quase em sua totalidade representam santos e patronos venerados da época, e são do estilo barroco, sendo construídas entre 1683 e 1714.

A sua principal escultura é a do patrono contra as calúnias, São João Nepomuceno que foi jogado como punição por não querer revelar sua confissão a Rainha Sofia.

Curiosidades sobre a ponte Carlos

  • Algumas das cenas iniciais do primeiro filme da franquia Missão Impossível de 1996, estrelado por Tom Cruise foram filmadas na ponte.
  • Há uma lenda que diz que a ponte jamais cairá, isto se deve a utilização de ovos e vinho que foram incorporados a sua argamasa.
  • Outras curiosidades sobre a ponte Carlos podem ser vistas em um artigo dedicado a este tópico.

curiosidade ponte carlos

Por que visitar a ponte Carlos?

A ponte Carlos não tem a fama da ponte de Londres, ou da ponte Vecchio em Florença, ainda assim esta não fica muito atrás destas duas, tanto pela importância histórica quanto por sua beleza.

Ainda assim, é recomendável conhece-la tanto durante o dia quanto a noite.

De dia a ponte esta cheia de artistas especializados em fazer caricaturas, já de noite é possível realizar um passeio mais calmo e prazeroso com um toque especial pela iluminação da ponte.

Localização e contatos da ponte Carlos


[row]
[column width=”100%”] Website[/column]
[/row]

 

Vídeo da ponte Carlos

Article Tags:
·
Article Categories:
Ponto turístico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

The maximum upload file size: 512 MB. You can upload: image, audio, video, document, spreadsheet, interactive, text, archive, code, other. Links to YouTube, Facebook, Twitter and other services inserted in the comment text will be automatically embedded.