Construído com o intuito de separar duas áreas da cidade de Berlim, o muro de Berlim foi sem sombra de dúvida o maior símbolo de divisão que já existiu.
Esta divisão, pode ser considerada por diferentes prismas, seja entre bairros e ruas da cidade de Berlim, entre as duas principais potências pós 2ª Guerra Mundial (Estados Unidos e União Soviética) e principalmente a divisão entre os modelos econômicos capitalista e socialista.
Embora o muro tenha sido construído sem alarde e de forma repentina, a sua queda foi um evento que marcou o século XX, unindo o povo alemão do lado oriental e ocidental, unidos em um mesmo objetivo que era o de transpor esta barreira física da principal cidade Alemã. E vale ressaltar que junto ao muro, também se desmembrava a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas).
Mesmo com a sua queda, o muro ainda hoje pode ser visto em diferentes pontos de Berlim, já que algumas partes do muro ainda encontra-se conservada. O local mais visitado fica na rua Mühlenstraße, ponto este em que muitos artistas fazem grafites em partes do muro, majoritariamente protesto sociais e políticos.
Outro ponto em que é possível ver o que ainda resta do muro fica na rua Bernauer Straße, local este que inclusive há um memorial.
Cronologia do muro de Berlim
Contexto histórico da construção
Após o final da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos e a União Soviética saíram fortalecidos, e tinham a seus pés uma Europa arruinada. O que foi visto como uma oportunidade para espalharem suas influência cultural e econômicas e consequentemente se alcançarem como a próxima potência hegemônica global.
Porém, ambas compartilhavam do mesmo objetivo e que um dos caminhos para se alcançar tal objetivo poderia ser por meios militares, se necessário.
Os anos que se seguiram é conhecido como o período da Guerra Fria, período este que foi caracterizado por confrontos indiretos e disputas estratégicas entre as duas nações.
Construção do muro de Berlim
Diante de uma crescente migração de moradores para o lado ocidental, o lado controlado pela União Soviética, pretendia impedir a fuga de cidadãos para a Alemanha Ocidental, que naquele período apresentava uma melhor estrutura e melhores condições de vida.
Diante disso o muro de Berlim foi construído repentinamente no ano de 1961, através da Alemanha Oriental (socialista) separando-se assim da Alemanha Ocidental (capitalista), e o que acabou por separar além do território alemão, muitas famílias.
Mesmo com o muro erguido, a tentativa de fuga para o lado ocidental não parava de aumentar, ao ponto que outras medidas drásticas começaram a ser implementadas tanto que em um determinado período o muro possuía torres de observação, cães e até minas terrestres para eliminar qualquer um que quisesse atravessá-lo.
Queda do muro de Berlim
Com o colapso da URSS, diversas manifestações começam a surgir nas duas partes da Alemanha, reivindicando a destruição do muro de Berlim, até o dia da concretização que ocorreu em 9 de Novembro de 1989, por populares portando marretas e outras ferramentas em um protesto televisionado para o mundo todo, reunificando a Alemanha meses depois.
Da mesmo modo que a construção do muro de Berlim simbolizou o começo da Guerra Fria, ele também foi o símbolo do seu fim.
Curiosidades sobre o muro de Berlim
- Sua Construção foi iniciada em 13 de Agosto de 1961, mas a data mais marcante relacionado ao muro é o de sua queda, que ocorreu em 9 de Novembro de 1989.
- O muro tinha 156 Km² de extensão e cerca de 3,6 metros de altura.
- De acordo com alguns historiadores, uma estimativa para o número de pessoas que morreram tentando passar de um lado para o outro foi de 80 pessoas.
Por que visitar o muro de Berlim?
Sendo uma das construções mais emblemáticas e conhecidas do séc. XX, o muro de Berlim é um local histórico que acabou por influenciar a história da Alemanha e porque não do mundo, durante o séc. XX.
Caso visite os muros da Mühlenstraße, poderá se deparar com as pinturas realizadas em partes no muro, geralmente com conteúdo social e político a qual conta com algumas imagens icônicas.
Localização e outras informações sobre o muro de Berlim
Vale ressaltar que este é apenas um dos muitos pontos de Berlim em que é possível ver o muro.