Em um dos pontos mais altos do centro do Porto, e próximo a passagem superior da ponte Dom Luís I, encontra-se a Catedral da Sé do Porto. A qual também é considerado um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

Construída no séc XII e XIII como uma estrutura românica, a catedral passou por grandes remodelações no período barroco (séc. XVII e XVIII). A qual não foram as únicas, já que ao longo dos anos a catedral passou por outros processos de mudanças (sendo o resultado do gosto estético de cada época), além de inúmeros reparos em sua estrutura.

Apresentando um aspecto de igreja fortaleza, a catedral ainda encontra-se em funcionamento, realizando seções de cultos diariamente. E vale ressaltar que a visitação a igreja é gratuita, porém a parte do claustro e do museu são pagos, embora seja um valor simbólico.

No que diz respeito as relíquias sacras, a catedral possui uma grande quantidade de exemplares, que vão desde a imagem de santos, estátuas, painéis de azulejos, entre outros.

Curiosidades sobre a catedral da Sé do Porto

  • No website Rota das Catedrais é possível conhecer um pouco mais da catedral, a partir de uma opção de planta interativa da catedral.
  • A catedral da Sé do Porto faz parte do Centro Histórico do Porto, um local classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1996.
  • O caminho para a catedral de Santiago de Compostela, a partir do Porto inicia-se em frente a catedral da Sé do Porto.

reliquias-catedral-se-porto

Localização e contatos da catedral da Sé do Porto

facebook iconDiocesedoporto
instagram icondiocesedoporto
twitter icondiocesedoporto
youtube icondioporto

Categorized in:

Tagged in:

,