Mosteiro da Serra do Pilar

mosteiro-da-serra-do-pilar

Localizado em um ponto privilegiado do município de Gaia o mosteiro da Serra do Pilar é o local que possui a melhor vista para o rio Douro.

Tanto de dia quanto de noite o local proporciona uma bela vista já que está no ponto mais alto da área em que se localiza a Ponte Dom Luis I e que contribui para este que possui uma das mais belas paisagens de Portugal.

Já no que diz respeito ao mosteiro em si, este abrigou monges Agostinianos entre os séculos XVI e XVII.

Tendo sido construído com o objetivo de ser a casa dos monges que antes ficam no degradado Mosteiro de Grijó.

O Mosteiro só foi concluído em 1670, após a conclusão da construção da Igreja de Nossa Senhora do Pilar.

É verdade é que hoje temos o mosteiro como um local preservado tanto internamente quanto externamente, mas isto nem sempre foi assim.

Degradação do mosteiro da Serra do Pilar

Assim como dito o mosteiro passou por um período de degradação ao longo dos anos e isto pode ser atribuído aos conflitos que ocorreram no local.

A primeira em 1809, sendo ocupado por tropas de Wellington, onde o exército português pretendia atacar à cidade do Porto, então ocupada pelas tropas de Napoleão.

E a segunda teria sido a Guerra Civil Portuguesa, entre 1832 e 1833.

Uma vez que tropas liberais instalaram-se no local e só a abandonaram após o final do conflito, já em um estado de degradado.

Sua recuperação se deve a “Real Irmandade de Nossa Senhora do Pilar” e ao “Grupo de Amigos do Mosteiro da Serra do Pilar”.

paisagem-mosteiro-da-serra-do-pilar

O museu do mosteiro da Serra do Pilar

Hoje em dia o mosteiro funciona como um museu multimídia que tem por objetivo promover o patrimônio da região norte do país.

Nesta exposição aborda-se o Douro Vinhateiro, o Centro Histórico do Porto, assim como o centro histórico de Guimarães e o Parque Arqueológico do Côa.

Relacionado aos acessos, é possível conhecer à capela, a igreja, o antigo refeitório do mosteiro e o zimbório do mosteiro.

Curiosidades sobre o mosteiro da Serra do Pilar

  • Desde 1996 o Mosteiro da Serra do Pilar passou ao seleto grupo de monumentos classificados como Património Mundial da Unesco.
  • Além disso o mosteiro é considerado como um dos mais importantes edifícios da arquitetura clássica europeia devido à igreja e claustro circulares.
  • O Exército português ocupa uma parte do edifício da Mosteiro da Serra do Pilar, sendo perceptível mesmo na entrada do local.

Por que visitar o mosteiro da Serra do Pilar?

Além de ser um local com muita informação sobre a região Norte de Portugal o Mosteiro de Santo Agostinho da Serra do Pilar possui uma das vistas mais espetaculares para o rio Douro e a cidade do Porto, seja durante o dia ou durante a noite.

Localização e contatos do mosteiro da Serra do Pilar


[column width=”50%”][wp-svg-icons icon=”home” wrap=”i”] Website[/column] [column width=”50%”][wp-svg-icons icon=”phone” wrap=”i”] (+351) 220 142 425[/column]

Vídeo do mosteiro da Serra do Pilar

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
curiosidades-luxemburgo

Curiosidades Luxemburgo

Next Post
viagem-aos-balcas

Viagem aos Balcãs

Related Posts