O Algar do Carvão está situado na zona central da ilha Terceira sendo classificada como Monumento Natural Regional, em decorrência de suas peculiaridades vulcanológicas, bem como a sua importância em termos ambientais, a qual é administrado por uma Organização Não Governamental de Ambiente intitulada como “Os Montanheiros“.

O primeiro relato de uma descida ao Algar a qual se tem conhecimento foi em janeiro de 1893, com a utilização de uma corda.

Após as primeiras descidas, foi elaborado um projeto para compartilhar este patrimonial natural que até então estava limitado a número restrito de pessoas diante das dificuldades existentes para acessar o local.

Levantamentos topográficos foram feitos no Algar do carvão para a abertura de um túnel, de forma a permitir um fácil acesso a quem quisesse visitar e estudar este algar.

entrada-algar-do-carvao

Tour ao Algar do Carvão

Hoje o que encontramos no Algar do Carvão, após passar por este túnel de aproximadamente 44 metros é a boca da cratera do algar acima e uma longa escadaria que nos permite percorrer os seus cerca de 80 metros de profundidade, que termina com uma lagoa de águas cristalinas que é alimentado por infiltrações pluviais e água das chuvas, atinge uma profundidade máxima de 15 metros, mas que seca quase que completamente no verão.

Internamente o local está cheio de estalactites e outras riquezas geológicas sendo um dos mais importantes neste quesito dentro dos arquipélago dos Açores.

Em todo o caso o local conta com um fácil acesso que permite aos visitantes conhecerem a fundo o Algar do Carvão, mas que também carece de um pouco de cuidado, até porque algumas partes das escadarias são ligeiramente escorregadias em determinados pontos, mas que ainda assim possui uma estrutura excelente.

E vale ressaltar que dentro do Algar há instrutores para explicar e tirar as dúvidas dos turistas sobre algumas curiosidades e histórias do local.

Por que visitar o Algar do Carvão?

Mesmo com inúmeras belezas naturais a qual possui o arquipélago dos Açores, o Algar do Carvão é sem dúvida um dos locais que mais chama a atenção, o que o torna um local mais que obrigatório a se visitar na ilha da Terceira.

Localização e contatos do Algar do Carvão


[row]
[column width=”33%”][wp-svg-icons icon=”home” wrap=”i”] Website[/column]
[column width=”33%”][wp-svg-icons icon=”facebook” wrap=”i”] Facebook[/column]
[column width=”33%”][wp-svg-icons icon=”phone” wrap=”i”] (+351) 295 212 992[/column]
[/row]

Vídeo do Algar do Carvão