Quando se esta planejando uma viagem uma das maiores preocupações que existe é aonde se hospedar, mas será que você conhece todos os tipos de hospedagem existentes?

Até por uma forma natural a primeira associação que se faz é a hospedagem em hotéis.

Porém os preços elevados a qual esta forma de hospedagem possui, acaba por desanimar muitas pessoas que não querem gastar muito e não estão tão familiarizadas com as outras opções.

Estas outras opções a qual me refiro, são das mais variadas a qual vão desde hospedagens pagas financeiramente, com serviços prestados ou simplesmente de forma gratuita.

Embora alguns destes modelos ainda não sejam tão populares no Brasil, principalmente no exterior tais tipos de hospedagem funcionam muito bem, e vale conhece-los antes de planejar a sua próxima viagem.

Até porque cada tipo de hospedagem existente proporciona um tipo diferente de experiência ao visitante, por isso que vale a pena conhece-las para saber ao que está disposto.

hostel-quartos

Tipos de Hospedagem pagos

  • Hotel – Modelo mais comum de hospedagem, em que seu padrão de qualidade pode ser identificado pela quantidade de estrelas, em uma escala de 1 a 5.
    Em um hotel o quarto é reservado ao hospede sem a partilha do mesmo com pessoas desconhecidas, tendo que serviços de quarto podem ser solicitados.
  • Airbnb – Modelo a qual tem se popularizado muito nos últimos anos, em que se caracteriza pela a locação online de casas, quartos ou até mesmo outros tipos de acomodação muito peculiares como casa barco, estrutura de um avião, castelo, trailer entre outros.
    Mesmo não sendo muito comum, há casos em que o propietário acaba por também ficar no local e geralmente o valor é em decorrência do número de hospedes.
  • Hostel (Albergue) – Modelo de hospedagem mais comum ente mochileiros, caracterizado pela locação de uma cama e a partilha do quarto com outros hospedes, onde os banheiro(s) podem pertencer ao quarto ou ao andar.
    A escolha dos quartos são geralmente definidos por quartos exclusivos para homens, quartos exclusivos para mulheres ou com ambos os sexos.

hostel2

Tipos de Hospedagem gratuitos

  • Couchsurfing – Modelo de hospedagem a qual o objetivo é a partilha de hospedagem e de experiências entre os participantes desta comunidade. No couchsurfing o hospede não irá dormir necessariamente em um quarto individual, e sim no que o hospede em questão tiver disponível, como um simples sofá, colchão ou o que seja.
    A comunicação entre as partes ocorre por meio do site Couchsurfing, e parte da solicitação do visitante ao hóspede.
  • WWOOF – Modelo que tem como proposta a oferta de hospedagem além de refeições diárias em troca de serviços de agricultura em fazendas. O serviços geramente tem uma carga horária de 4 a 6 horas com os finais de semanas livre.