Sendo um dos menores países mais do mundo, Liechtenstein tornou-se um estado soberano após o desmembramento do Sacro Império Romano, e desde então (em meados de 1716  veem sendo governado desde pela Casa de Liechtenstein (família nobre europeia de origem austríaca).  Liechtenstein possui os seguintes dados gerais:

CapitalcapitalVaduz
Populaçãopopulacao35 mil
Áreaarea160 km²
IdiomaidiomaAlemão
Moedamoeda
Franco suíço

Localizado nos Alpes, entre Áustria e Suíça o principado tem no turismo grande parte de sua economia, atividade esta que foi impulsionada após a Segunda Guerra Mundial.

O país conta com uma forte relação com a Suíça, fato este que foi iniciado após o final da Primeira Guerra Mundial, já que a Áustria (sua principal aliada até aquele momento) sofria fortes devastação econômicas.

Influenciada ou não, assim como a Suíça, Liechtenstein é constantemente citada como um local onde a prática de lavagem de dinheiro é frequente.

vista-cidade-vaduz

O principado não pertence à União Europeia, ainda assim é um membro da Associação Europeia de comércio livre o que o torna parte do espaço Econômico Europeu e do espaço Schengen.

Se podemos dizer que há algum lugar em que tudo funciona impecavelmente, este lugar é Liechtenstein. Ok, o país é minúsculo e isso facilita, ainda assim é difícil encontrar defeitos no principado.

Sua geografia é privilegiada, estando entre os Alpes o que acaba proporcionando belas paisagens e até mesmo um charme a tudo que ali existe, não sendo a toa que Liechtenstein é uma referência turística para prática de esportes de neve no inverno.

Por isso vale ressaltar que Liechtenstein é um daqueles locais que independente da época em que você decidir ir, vale apena levar roupas de frio.

ponto mais alto liechtenstein

O sistema de transporte do país é eficiente e principalmente pontual, com os horários dos ônibus de Liechtenstein disponíveis on-line.

Alguns dos seus pratos mais conhecidos são o Käsknöpfle (Massa com queijo derretido, que é uma das delícias clássicas) e o Ribel (Iguaria à base de farinha de milho, provavelmente o prato mais tradicional).

Mais informações sobre este pequeno estado podem ser encontradas no site oficial de turismo de Liechtenstein

Como chegar em Liechtenstein

O microestado não possui um aeroporto, de modo que o seu acesso tenha de ser por meio de transporte terrestre, sendo ele pela Alemanha ou pela Suiça.

  • Aeroportos
    • Aeroporto de São Galo-Altenrhein (50 Km)
    • Friedrichshafen (85 Km)
    • Aeroporto de Zurich (115 km)
  • Estação de Trem
    • Buchs SG (500m)