Fundado em 3 de setembro de 301 por Marinus de Rab, San Marino é o mais antigo estado soberano e república constitucional do mundo.  San Marino possui os seguintes dados gerais:

CapitalcapitalCidade de
San Marino
Populaçãopopulacao33 mil
Áreaarea61,2 km²
IdiomaidiomaItaliano
Moedamoeda
Euro

 

Sendo um enclave rodiado pelo território italiano (semelhante ao que ocorre com o Vaticano), está dividido em nove municípios, também chamado de castelli.

A geografia previlegia o país, sua localização contida basicamente em uma colina, somado a edifícios e prédios históricos (como a suas fortalezas e muralhas) são garantia de boas fotos e de uma excelente opção de destino.

Embora seja imperceptível nos mapas europeus, o enclave se destaca no que diz respeito a sua renda per capita, sendo esta uma das maiores da Europa, tendo no turismo a sua principal fonte de renda seguida pelo seu setor bancário.

E mesmo que o país tenha uma renda per capta entre as maiores da Europa, se engana quem achar que o micro-estado seja um ocal caro, tanto o seu comércio como seus restaurantes apresentam excelentes preços.

O Grande Prémio de San Marino de Fórmula 1 e o Grande Prémio de MotoGP são as maiores publicidades do país, já que estes recebem o seu nome, porém ambos os eventos não são realizados lá, mas em seus arredores, no caso, a comuna italiana de Ímola.

O país não exige muito tempo tempo para ser explorada, 1 dia é o suficiente para conhecer os principais pontos turísticos do país, levando em consideração que você não seja uma pessoa que tenha a ambição de conhecer cada detalhe do país.

sao-marino-vista-para-torre2

Não que seja muito, mas conhecer o país implica em subir e descer algumas ruas e vielas, mas a caminhada vale a pena, não seja preguisoço.

Assim como ocorre em Liechtenstein, talvez o suvenir mais procurado seja o carimbo do micro-estado no passaporte. Além de uma das raras moedas de euro com uma das faces referenciada a San Marino.

No que diz respeito a parte gastronómica, destaca-se a Piadina que seria um pão típico italiano com algum recheio e  o Bustrengo que seria um bolo de sobremesa do local, cravejado com uma variedade de frutas.

Caso queira conhecer um pouco mais sobre o local, recomenda-se o artigo dedicado as curiosidades de San Marino.

Como chegar em San Marino

Este microestado não possui uma estação de trem, tão pouco um aeroporto próprio, por isso a forma mais fácil de chegar até lá é por meio de transporte rodoviário. Não que seja o única, mas uma das opções mais utilizadas para se chegar em San Marino são os ônibus que saem periodicamente da cidade de Rimini.

Quanto aos meios de transportes aéreos e ferroviários, os mais próximos são:

  • Aerportos
    • Rimini-San Marino Airport (27km)
    • Forlì Airport (72km)
    • Bologna Airport (132km)
  • Estação de Trem
    • Estação Rimini(29Km)