O Vaticano é um estado independente governado pelo papa criado em 1929 após a assinatura do tratado de Latrão pelo papa Pio XI e o ditador Benito Mussolini. O Vaticano possui os seguintes dados gerais:

Vaticano



Latim

O tratado dentre outros termos reconheceu o Vaticano como um novo estado com a condição da Igreja Católica abrir mão dos territórios que possuía desde a Idade Média, além de reconhecer Roma como a legítima capital da Itália.
A maior parte dos funcionários públicos são todos os clérigos católicos de diferentes origens raciais, étnicas e nacionais.
Situada no meio da capital italiana na região noroeste de Roma, sua área é de 0.44 quilômetro quadrado, e está situada sobre as sete colinas de Roma (Capitólio, Quirinale, Viminale, Esquilino, Célio, Aventino e Palatino).
Acredita-se que o local aonde está localizado o Vaticano tenha sido também o local em que São Pedro foi martirizado e sepultado.
Embora o Vaticano tenha um reduzido território, ainda assim é possível encontrar linhas ferroviárias, heliporto, correios, estação de rádio, quartéis militares, palácios e gabinetes governamentais, instituições de ensino superior, cultural e de arte, e algumas embaixadas.
A cultura do local correspondente à cultura da Igreja Católica e o seu expoente são as obras de arquitetura como a Basílica de São Pedro, a Arquibasílica de São João Latrão, a Praça de São Pedro, a Capela Sistina e a coleção do Museu do Vaticano.
Aos que pretendem visitar o local, saibam que ao menos que você seja um católico fervoroso e queira ver cada detalhe, metade de um dia será o suficiente para visitar o local.
E não custa nada mencionar para evitar roupas muito decotadas, afinal o ambiente é fortemente religioso.
Outras informações podem ser vistas no artigo dedicado as curiosidades do Vaticano, Assim como no seu site oficial.