O Spire é um dos mais conhecidos símbolos de Dublin e está localizado mesmo no centro da cidade em frente ao G.P.O. (General Post Office).

Conhecido como o “monumento da luz” (“An Túr Solais” em gaélico), o Spire lembra uma agulha gigante, tendo cerca de 121,2 metros de altura, com uma base de 3 metros de diâmetro que vai afinando até 15cm em seu topo.

Com uma cor metálica, é possível identificar uma variação de cores que são refletídas no monumento ao longo do dia. Já durane a noite é o seu top que se destaca com uma iluminação que chama a atenção em muitos pontos da cidade.

Fato este que torna o monumento um grande ponto de encontro em Dublin.

Construção do Spire

A partir de um projeto de revitalização do centro da cidade, que acarretou em muitas mudanças na O’Connel Street, um concurso internacional foi realizado para eleger o design do monumento que seria o ponto alto destas mudanças e iria simbolizar o novo milênio.

O local que um dia abrigará o também imponente Pilar de Nelson, destruído pelo grupo IRA (Irish Republican Army), ou Exército Republicano Irlandês era aonde tal monumento seria erguido.

E assim como já dito anteriormente o Spire foi projetado para refletir a luz de forma sutil, o que lhe trouxe algumas propiedades refletoras, para possibilitar tal efeito.

Construido a partir de oito tubos ocos de aço inoxidável, sua primeira peça foi inserida no dia 18 de Dezembro de 2002 e a última em 21 de Janeiro de 2003.

Um pouco aquém da idéia original de inaugurá-lo no ano 2000, o monumento só foi inaugurado em 2013 por problemas de autorização para construção.

spire-de-baixo

Curiosidades sobre o Spire

  • Embora o local seja um dos principais pontos turísticos da cidade, diferente da estátua de Molly Mallone que possui uma adimiração geral em Dublin, o Spire não tem a mesma simpatia por pare da população.
  • Sua construção teve um custo elevado para os cofres públicos, além de que ainda hoje o seu custo continua elevado, diante da manutenção do monumento como a limpeza de sua base.
  • E curiosamente o topo do monumento balança conforme a força do vento, podendo ter uma variação de até 1,5 metros.

Porque visitar o Spire?

Se você for a Dublin, dificilmente não irá encontrar o Spire, já que este monumento localizado no centro da cidade é visto em muitos pontos de Dublin.

Em todo o caso vale a pena dar uma passada pela O’Connell street para conferir esta grandiosa obra.

Localização do Spire

Vídeo do Spire

Categorized in:

Tagged in:

,