Parlamento Húngaro

parlamento-hungaro

O Parlamento Húngaro que também é dito como o parlamento de Budapeste é um dos edifícios legislativos mais antigos da Europa e hoje é o local onde se reúne a Assembleia Nacional da Hungria.

O parlamento conta com 700 salas, uma altura de 96 metros e 268 de comprimento.

A fachada inclui 90 estátuas, enquanto as paredes interiores estão decorados com 152 estátuas, além disso pinturas retratam acontecimentos históricos.

História do Parlamento Húngaro

O contexto a qual está submetido o Parlamento Húngaro remete ao período das mudanças históricas originadas pelo Iluminismo, onde milhões de pessoas saíram da submissão de seus governantes.

Com a Hungria isto não foi diferente e o povo húngaro precisava de uma nova casa para o seu novo governo, em contraste com o palácio real, construído nas alturas acima do resto da cidade.

Diante disto, o novo lar do governo húngaro foi projetado para estar no mesmo nível do Danúbio, assim como a própria cidade, sendo o símbolo da recém-democracia que estavá sendo constituída.

A construção do Parlamento Húngaro

Um concurso foi realizado para a escolha do símbolo da soberania da nação.

A competição foi vencida pelo húngaro Imre Steindl em 1882, projeto este que combinava elementos estilísticos variados que vão desde o neogótico inglês, assemelhando-se em ao Palácio de Westminster, em Londres, assim como elementos renascentistas e barrocos em seu interior.

A construção do parlamento foi iniciado em 1885 e o edifício foi inaugurado no 1000º aniversário do país em 1896, porém o parlamento só foi concluído em 1904.

O parlamento foi construído com um arranjo simétrico para servir um sistema de duas câmaras, semelhante ao Capitólio, em Washington.
entrada-parlamento-hungaro

Turismo no Parlamento Húngaro

Quando o Parlamento não está em sessão, os visitantes podem subir suas escadas ornamentais e ver afrescos no teto.

Além disso fica aberto para visitação o busto de seu criador, Imre Steindl. Assim como o de outra figuras históricas húngaras como Árpád, Stephen I e João Hunyadi.

Outros pontos peculiares do parlamento são: o salão central hexadecagonal (dezesseis lados), Câmara Baixa, Câmara Alta e a coroa húngara.

As visitas permitem o uso de máquinas fotográficas sendo estes em inglês, francês, alemão, russo, hebraico, japonês, italiano e espanhol.

Curiosidades sobre o Parlamento Húngaro

  • Infelizmente o arquiteto do parlamento não viu a sua obra concluída, pois no decorrer da construção ele ficou cego.
  • Seu custo foi estimado em 18,5 milhões de moeda da época, korona, mas a obra foi finalizada por 38 milhões.
  • Outras curiosidade podem ser verificadas no artigo dedicado as curiosidades do Parlamento Húngaro.

curiosidades-parlamento-hungaro

Porque visitar o Parlamento Húngaro?

Mais que um simples prédio público o Parlamento Húngaro é uma das mais belas construções que existem, seja externamente quanto internamente.

Junto ao rio Danúbio o local é de grande beleza visto externamente seja durante o dia ou durante a noite com sua iluminação.

Não precisa ser fã de arquitetura ou entendido de história para reconhecer a grandiosidade do local, por isso o parlamento é um local obrigatório a se visitar em Budapeste.

Localização e contatos do Parlamento Húngaro


[column width=”100%”][wp-svg-icons icon=”home” wrap=”i”] Website[/column]

Vídeo do Parlamento Húngaro

Ingressos para o Parlamento Húngaro

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
curiosidades-Liechtenstein

Curiosidades Liechtenstein

Next Post
companhia-aerea-baixo-custo

Companhias aéreas de baixo custo

Related Posts