Embora a igreja de São Francisco do Porto não seja tão conhecida e procurada por turistas, ainda assim este é um dos templos mais importantes da cidade.
Sendo também uma referência no que diz respeito a arte barroca.
Localizado próximo ao palácio da Bolsa e do rio Douro a igreja foi construída por volta do século XIV.
Externamente a igreja possui um estilo românico-gótico, já que esta teve uma construção faseada, iniciada pelo estilo românico e concluído com um estilo gótico.
Porém, seja de um estilo gótico ou românico não é o exterior da igreja que chama mais atenção, e sim, o interior da igreja.
Interior da igreja de São Francisco
O interior da igreja é todo revestido a talha dourada desde o século XVII a meados do século XVIII com uma duração de 165 pelos mais exímios entalhadores portugueses.
E esta aparência dourada tem uma justificação, surpreendentemente há rumores que foram usados entre 400 a 600Kg de ouro.
Ouro este que foi oferecido por algumas famílias nobres portuguesas, pensando assim que com isso garantiriam uma vaga no céu.
Por isso que não é a toa que a igreja de São Francisco do Porto é conhecida pela “Igreja do Ouro”.
A Árvore de Jessé
Na parte lateral esquerda da igreja está há a obra que mais chama a atenção entre tantas outras, esta é a Árvore de Jesse.
Esta escultura de madeira policromada é considerada como uma das melhores do mundo em seu gênero.
A Árvore de Jessé é a representação da árvore genealógica que relaciona Jessé (homem servidor de Javé) pai de David até Jesus.
Isso porque segundo a bíblia, Jesus Cristo é muitas vezes mencionado como Filho de David, ou seja, descendente de Jessé.
As catacumbas da igreja de São Francisco
Engana-se quem pense que a igreja de São Francisco são apenas obras de madeira e ouro.
Em suas catacumbas, estão enterrados alguns membros de famílias nobres da cidade do Porto, assim como irmãos da ordem dos franciscanos.
Além disso, também é possível observar um ossuário que contém milhares de ossos humanos.
Curiosidades da Igreja de São Francisco
- Desde 1910 a bela Árvore de Jesse, assim como as catacumbas da igreja estão classificadas como monumento nacional de Portugal. E a partir de 1996 como um Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO.
- Curiosamente no seu interior com uma certa frequencia são realizados concertos de música clássica.
- Outras curiosidades sobre a igreja podem ser conhecidas no artigo dedicado as curiosidades da igreja de São Francisco do Porto.
Por que visitar a igreja de São Francisco do Porto?
A Igreja de São Francisco localizado na cidade do Porto é um dos monumentos religiosos mais bonitos e históricos de Portugal.
Certa vez um conde chegou a dizer que “A talha desta igreja é de uma riqueza e de uma beleza que ultrapassa tudo quanto vi em Portugal e em todo o mundo”.
Além de que é na igreja em que se localiza uma das mais belas representações da Árvore de Jessé em todo o mundo.