Avenida dos Aliados

avenida-dos-aliados

Quando se pensa na realização de eventos para um grade público na cidade do Porto, seja manifestações, exposições, festas e shows para a cidade não há outro lugar mais propício do que a Avenida dos Aliados, esta que é simplesmente a principal avenida da cidade.

Em um de seus extremos está localizado o imponente edifício palaciano da câmara do Porto com uma torre alta (70 m de altura), símbolo do poder da cidade. Já no outro extremo (em uma parte mais rebaixada) está o hotel InterContinental Porto – Palácio das Cardosas.

Sendo uma das áreas mais procuradas e frequentadas no Porto, a quase totalidade dos edifícios da avenida são voltados para a parte comercial, sendo elas agências dos principais bancos de Portugal, hotéis e restaurantes.

Em um conjunto de diferentes fatores que envolvem desde a valorização da região, novos investimentos e incentivos por parte da câmera do Porto, a fachada de alguns edifícios tem sido modernizados ao longo destes últimos anos. E como a avenida possui uma larga área para pedestres, além do desnível, a apreciação destes edifícios ficam bem facilitadas.

Dentre estes se destacam o edifício da antiga companhia de seguros “A Nacional”, o edifício do antigo Café Imperial e o Culturgest Porto. Além claro do histórico café Guarany.

avenida-dos-aliados-evento

História da avenida dos Aliados

Sendo inaugurada em 1917, a centenária avenida dos Aliados ao longo dos anos tem passado por muitas remodelações, sendo completamente diferente do que nos deparamos hoje.

Antes da avenida ser a avenida principal da cidade, ela possuía apenas algumas vielas, além de duas ruas paralelas principais. O ponta pé inicial da construção foi com o inicio da destruição do palacete Barroco da Praça da Liberdade, (edifício que existia no meio dos Aliados).

Outro fato que modificou sensivelmente a constituição da avenida, foi o resultado da reformulação proposta pelo mesmo arquiteto que desenhou o Museu Serralves, só que neste caso, para adequar a  abertura da estação de metrô no local. Inicialmente não houve uma boa aceitação por desvirtuar a tradição histórica e paisagística da avenida, mas hoje seria inimaginável encontrar alguém que descorde da relevância desta última alteração.avenida-dos-aliados-preto-branco

Curiosidades sobre a avenida dos Aliados

  • O nome da avenida é uma referência à mais antiga aliança diplomática do mundo ainda em vigor que é a aliança entre Inglaterra e Portugal, desde o final do século XIV.
  • A estátua “A Juventude” (estátua de uma menina nua), estava em um hotel e foi instalada na avenida em 1929.
  • Em sua primeira visita apostólica a Portugal, o Papa João Paulo II presidiu uma missa junto à Câmara Municipal.
  • No edifício do antigo Café Imperial, atualmente uma loja da rede McDonald’s, já foi considerado como uma das lojas mais bonitas da franquia em todo o mundo.

Por que visitar a avenida dos Aliados?

A avenida dos Aliados é a parte central do Porto, de modo que se você quiser conhecer minimamente a cidade o local acaba por ser obrigatório, até porque é em sua proximidade que estão alguns dos principais pontos turísticos do Porto.
Ela proporciona belas fotos seja do prédio da câmara ou de seus prédios históricos, e se tiver sorte ainda conseguirá se deparar com algum evento/ show.

Localização da avenida dos Aliados

Vídeo da avenida dos Aliados

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
curiosidades-bairro-da-luz-vermelha

Curiosidades bairro da luz vermelha

Next Post
mirante-do-morro-da-cruz

Mirante do Morro da Cruz

Related Posts