A ponte Dom Luís I é sem sombra de dúvida o principal cartão postal e referência da cidade do Porto.
Erguida sobre o rio Douro, a ponte liga as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia (respectivamente a parte Norte e Sul).
A ponte possui uma estrutura metálica e conta com dois níveis de acesso, um superior e outro inferior.
O nível de acesso superior é aberto para a travessia de uma das linhas de metro do Porto, assim como para a travessia de pedestres, ligando a catedral da Sé do Porto ao mosteiro da Serra do Pilar.
já o nível de acesso inferior é voltado para a travessia de automóveis, assim como de pedestres e faz a ligação entre a Ribeira ao cais de Gaia.
Alias, durante o verão é muito comum ver quem se arrisque a pular para o rio Douro do nível inferior da ponte.
Construção da ponte Dom Luís I
A ponte foi construída com o objetivo de atender a uma grande demanda pela travessia do rio Douro a qual a ponte existente na época, chamada de ponte pênsil, já não suportava.
Ela foi construída entre 1881 e 1886 pelo alemão Théophile Seyrig, que já havia colaborado anteriormente com outra ponte do Porto, a ponte de D. Maria Pia.
A ponte Dom Luís foi estabelecida com um arco de 172 metros, tendo a parte superior 392 metros de comprimento, a parte inferior 174 metros, além de um peso de 3.045 toneladas.
Sua inauguração foi em 31 de outubro de 1886, que inclusive era o mesmo dia de aniversário do rei Dom Luís I.
Ponte Dom Luís I ou ponte Luiz I?
Embora a ponte seja conhecida pela referência ao rei Dom Luís I, o seu nome oficial é na verdade “Ponte Luís I”.
Isto se deve a ausência do rei na inauguração da ponte, e tendo os portuenses como um povo historicamente orgulhosos, consideraram tal situação um insulto e como uma represaria, optaram por alterar o seu nome.
Nas alças de acesso do nível inferior da ponte é possível confirmar o nome da ponte em uma placa de mármore.
Curiosidades sobre a ponte Dom Luís I
- Por muito tempo o arco de ferro da ponte D. Luís, possuía o status do maior arco de ferro forjado do mundo, posição esta que foi superada recentemente pela ponte chinesa do Canal de Tianshenggang.
- Quem hoje atravessa a ponte, nem imagina que no passado isto teria um custo. Desde que ela foi inaugurada até 1944 (cerca de 58 anos) o preço da travessia era de cinco reis por pessoa.
Por que visitar a ponte Dom Luís I?
Ir ao Porto e não atravessar ou simplesmente ir ver a ponte Dom Luis I, seria o mesmo que dizer que você não fez a sua tarefa de visitar a cidade do Porto como devido.
A ponte além de ser o principal acesso para atravessar o rio Douro e dar acesso as vinícolas de Gaia. Esta apresenta uma vista espetacular seja em sua parte inferior assim como em sua parte superior.