No ponto mais alto do belo parque Vigeland, encontra-se uma imponente obra representado centenas de pessoas aglomeradas chamada de Monólito (Monolith).

Obra essa que se destaca em meio a tantas outras com cerca de 14.12m que conta com mais de 121 figuras humanas.

O acesso a esta obra é através de oito portões em ferro forjado. A qual busca descrever o homem em todas as fases de sua vida.

monolito-sol

Construção do Monólito

A obra foi esculpida a partir de um único bloco de granito, daí o nome (mono: um, lith: pedra).

Em 1947 a instalação de 36 obras que complementam a área do Monólito foi inciada. Seu escultor, o norueguês Gustav Vigeland começou o trabalho sobre esses grupos de granito em torno da Primeira Guerra Mundial a qual foi concluída em 1936.

Todo o trabalho executado por Gustav Vigeland foi feito em seu atelier, que hoje funciona como um museu, a qual é possível obter mais informações sobre o Monólito, assim como outras obras do escultor.

Como em outras obras o seu objetivo é apresentar fases do ciclo da vida, na qual o homem é descrito em uma variedade de situações humanas típicas.

Significado do Monólito

A obra busca passar uma mensagem de que as pessoas são todas atraídas para o céu.

Mas caracterizando-as não apenas pela tristeza e o desespero, mas também pela alegria e esperança, ao lado de um sentimento de união.

De modo que todos ficam segurando cuidadosamente um ao outro em uma estranha sensação de salvação.
monolito-casal

Por que visitar o Monólito?

Uma vez que está no parque Vigeland, realmente não há o porque de não o fazer.

Além de que, todos os caminhos do parque levam ao monumento, esta que é uma obra fantástica a qual enche os olhos pela quantidade de detalhes e de outras obras no entorno.

Localização e contatos do Monólito

globe iconvigeland.museum.no/en/vigelandpark/monolith

Vídeo do Monólito

Categorized in:

Tagged in:

,