Localizado em uma das áreas mais nobres da cidade do Porto, o parque Serralves possui um dos mais belos e importantes espaços verdes não apenas da cidade do Porto, mas também de Portugal.

Sendo projetada nos anos 30 pelo arquiteto Jacques Gréber, o parque juntamente com outros importantes edifícios como o Museu de Arte Contemporânea e a Casa Serralves, ocupam uma área com cerca de 18 hectares, e estão vinculados a Fundação Serralves, que tem por objetivo estimular o interesse e o conhecimento pela Arte Contemporânea, arquitetura, além de temas críticos para a sociedade e seu futuro.

O parque Serralves é uma ótima opção para caminhadas ao longo do dia, seja com a família ou em casal, já que o local possui inúmeras possibilidade de percursos, além de uma rica biodiversidade.

Sua flora é bastante diversificada, contanto com algumas espécies exóticas e raras. E sua fauna abriga todos os grupos de vertebrados terrestres (mamíferos, pássaros, répteis e anfíbios) assim como um vasto grupo de invertebrados. O que faz com que o parque Serralves seja uma referência no que diz respeito a fauna e a flora.

parque-serralves-reflexo

 

Como se toda esta diversidade não fosse o suficiente, é por meio do parque que é possível encontrar o Museu de Arte Contemporânea e a Casa Serralves:

Museu Serralves

Este é o mais importante museu de arte contemporânea em Portugal, com exposições temporárias, programas educativos, sessões públicas, espetáculos de música entre outros.

Casa Serralves

Embora a parte externa da casa não seja algo excepcional, internamente esta é como fazer uma viagem no tempo, diante de sua decoração que foi fruto de importantes nomes do desenho mobiliário da época.

Serralves em Festa

Todos os anos, entro o final de maio e início de junho ocorre o Serralves em Festa. Este é um dos maiores eventos culturais de Portugal que conta com centenas de atividades em diversos pontos do parque, durante 24h, já que durante os dias do evento ele funciona excepcionalmente 24h.

O Serralves em festa tem se tornado um evento cada vez mais relevante no calendário da cidade do Porto, ganhando a cada ano, mais e mais visitantes.

Curiosidades sobre o Parque Serralves

  • Diferente de alguns parques do tipo, o parque Serralves não permite a realização de piqueniques.
  • O parque também restringe a entrada de animais, à exceção de cães-guia e de assistência.
  • A fundação Serralves apresenta uma agenda cheia com inúmeros eventos e exposições a qual podem ser verificados na agenda da Fundação Serralves.

Por que visitar o Parque Serralves?

O parque apresenta algumas paisagens cinematográficas sendo um ambiente com uma rica diversidade em sua fauna e flora, e tudo isso em um espaço urbano.

E como a própria Fundação Serralves diz: “Uma visita ao Parque em qualquer um dos seus circuitos com diferentes percursos e durações, é uma oportunidade privilegiada para estar em contato com a natureza e apreciar a diversidade do seu patrimônio”.

Localização e contatos do Parque Serralves

[wp-svg-icons icon=”location” wrap=”i”] R. Dom João de Castro 210, 4150-417 Porto, Portugal
[wp-svg-icons icon=”facebook” wrap=”i”] Facebook
[wp-svg-icons icon=”twitter” wrap=”i”] Twitter
[wp-svg-icons icon=”instagram” wrap=”i”] Instagram
[wp-svg-icons icon=”phone” wrap=”i”] (+351) 808 200 543

Vídeo do Parque Serralves