A Livraria Lello e Irmão é a mais famosa livraria da cidade do Porto, a qual é considerada com frequência entre uma das mais bela do mundo.

Localizada na parte central da cidade, ela possui um fácil acesso já que encontra-se próxima a outros pontos turísticos como a torre dos Clérigos e a avenida dos Aliados.

E pode-se dizer que atualmente a livraria é um dos pontos turísticos mais procurados e visitados pelos turistas, chegando a marca de mais de 1 milhão de pessoas por ano.

Em funcionamento desde 1906, a livraria a partir de sua inauguração causou um grande impacto no meio cultural da cidade, já que ela se apresentava como um verdadeiro Templo às Artes.

Mesmo sendo um local centenário, a livraria tem sido preservada e restaurada ao longo dos anos, o que acaba por conseguir manter as características únicas do local, seja no que diz respeito a sua parte interna quanto externa.

Características da Livraria Lello e Irmão

Sua parte externa possui uma bela fachada com apontamentos neogóticos e com um destaque ao nome da livraria.

Internamente o local possui uma decoração em gesso pintado imitando madeira, e com o busto de alguns escritores famosos.

Porém o grande destaque da livraria está em sua escadaria espiral de cor vermelha para o piso superior a qual possui uma forma totalmente única e de grande beleza.

Além disso há um vitral no teto com cerca de 8 metros de altura por 3,5 metros de largura.

Harry Potter e a Livraria Lello e Irmão

Atualmente quando se fala da livraria, há uma associação a série de filmes do bruxo Harry Potter escrito por J.K. Rowling que inclusive chegou a morar na cidade do Porto.

Esta associação deve-se a inspiração que a autora teve ao criar a livraria onde Harry Potter conheceu Gilderoy Lockhart no livro “Harry Potter e a câmera Secreta” onde o bruxo tinha como intenção comprar seus livros para o curso que seria iniciado em Hogwarts.

harry-poter-gilderoy-lockhart

Curiosidades sobre a Livraria Lello e Irmão

  • No vitral do teto há uma inscrição com os dizeres “Decus in labore”, que significa “Dignidade no trabalho”.
  • Pela primeira vez após a sua montagem, o vitral da livraria foi desmontado em 2016 para serviços de restauração e limpeza.
  • Dois dos maiores escritores da Península Ibérica, o português Eça de Queirós e o espanhol Miguel de Cervantes são homenageados com um busto de cada ao fundo da escada da livrearia.
  • Até meados de 2015 a entrada para a livraria era gratuita, mas como seus visitantes simplesmente ficavam tirando fotos do local e não compravam nada, e mais do que isso, atrapalhavam quem queria comprar, a entrada passou a ser cobrada.
  • No piso inferior, guardada por armários envidraçados ficam alguns dos livros mais antigos e raros da livraria, além de primeiras edições.
  • As duas imagens de sua fachada fazem referência a Arte e Ciência, sendo respectivamente simbolizadas por um homem segurando uma escultura e outra exibindo símbolos da antropologia.

Por que visitar a Livraria Lello e Irmão?

A livraria em si não é algo de outro mundo, porém esta possui uma grande beleza em seu interior e conta com um acervo de livros mais voltados para um conteúdo cultural, embora não esteja restrito a isso.

Sendo assim se você aprecia um ambiente mais artístico e com uma riqueza cultural a Livraria é um local a ser visitado.

Localização e contatos da Livraria Lello e Irmão

[row]
[column width=”33%”][wp-svg-icons icon=”home” wrap=”i”] Website[/column]
[column width=”33%”][wp-svg-icons icon=”facebook” wrap=”i”] Facebook[/column]
[column width=”33%”][wp-svg-icons icon=”instagram” wrap=”i”] Instagram[/column]
[/row]