A Livraria Lello & Irmão é a mais famosa livraria da cidade do Porto, a qual é considerada com frequência entre uma das mais bela do mundo.
Localizada na parte central da cidade, ela possui um fácil acesso já que encontra-se próxima a outros pontos turísticos como a torre dos Clérigos e a avenida dos Aliados.
E pode-se dizer que atualmente a livraria é um dos pontos turísticos mais procurados e visitados pelos turistas, chegando a marca de mais de 1 milhão de pessoas por ano.
Em funcionamento desde 1906, a livraria a partir de sua inauguração causou um grande impacto no meio cultural da cidade, já que ela se apresentava como um verdadeiro Templo às Artes.
Mesmo sendo um local centenário, a livraria tem sido preservada e restaurada ao longo dos anos, o que acaba por conseguir manter as características únicas do local, seja no que diz respeito a sua parte interna quanto externa.
Características da Livraria Lello & Irmão
Sua parte externa possui uma bela fachada com apontamentos neogóticos e com um destaque ao nome da livraria.
Internamente o local possui uma decoração em gesso pintado imitando madeira, e com o busto de alguns escritores famosos.
Porém o grande destaque da livraria está em sua escadaria espiral de cor vermelha para o piso superior a qual possui uma forma totalmente única e de grande beleza.
Além disso há um vitral no teto com cerca de 8 metros de altura por 3,5 metros de largura.
Harry Potter e a Livraria Lello & Irmão
Atualmente quando se fala da livraria, há uma associação a série de filmes do bruxo Harry Potter escrito por J.K. Rowling que inclusive chegou a morar na cidade do Porto.
Esta associação deve-se a inspiração que a autora teve ao criar a livraria onde Harry Potter conheceu Gilderoy Lockhart no livro “Harry Potter e a câmera Secreta” onde o bruxo tinha como intenção comprar seus livros para o curso que seria iniciado em Hogwarts.
Curiosidades sobre a Livraria Lello & Irmão
- No vitral do teto há uma inscrição com os dizeres “Decus in labore”, que significa “Dignidade no trabalho”.
- Pela primeira vez após a sua montagem, o vitral da livraria foi desmontado em 2016 para serviços de restauração e limpeza.
- Dois dos maiores escritores da Península Ibérica, o português Eça de Queirós e o espanhol Miguel de Cervantes são homenageados com um busto de cada ao fundo da escada da livrearia.
- Até meados de 2015 a entrada para a livraria era gratuita, mas como seus visitantes simplesmente ficavam tirando fotos do local e não compravam nada, e mais do que isso, atrapalhavam quem queria comprar, a entrada passou a ser cobrada.
- No piso inferior, guardada por armários envidraçados ficam alguns dos livros mais antigos e raros da livraria, além de primeiras edições.
- As duas imagens de sua fachada fazem referência a Arte e Ciência, sendo respectivamente simbolizadas por um homem segurando uma escultura e outra exibindo símbolos da antropologia.
Vale a pena visitar a Livraria Lello & Irmão?
A livraria em si não é algo de outro mundo, porém esta possui uma grande beleza em seu interior e conta com um acervo de livros mais voltados para um conteúdo cultural, embora não esteja restrito a isso.
Sendo assim se você aprecia um ambiente mais artístico e com uma riqueza cultural a livraria é um local a ser visitado.