O Farol de Felgueiras é uma torre em formato hexagonal, com cerca de 10 metros de altura que fica na margem direita do Rio Douro, mesmo no final do rio e junto ao mar.
Por ser um ponto em que o mar e o rio se encontram, o farol é um ponto muito visitado por turistas, que acabam se deparando com o farol (muitas vezes por acaso) ao percorrerem a região da Foz da cidade do Porto, que além de ser uma área nobre, também possui uma praia ao lado.
Um bom momento para se visitar o farol é ao final do dia, até porque o pôr do sol no local proporciona uma vista espetacular.
Perigo ao visitar o farol de Felgueiras
Embora o local seja inofensivo, a probabilidade de se ocorrer algum acidente próximo ao farol é grande. E a razão para isso se deve ao caminho para se chegar ao farol.
O primeiro vilão desta história são as algas, já que em determinados períodos do ano há muitas algas no caminho, tornando o caminho muito escorregadio.
Geralmente no inverno, também temos os fortes ventos e ondas que atingem o percurso, que junto com as algas são uma combinação perigosa. Isso sem falar em casos mais extremos de tempestades em que ondas chegam até mesmo a colidir com o farol.
História do farol de Felgueiras
- 1790 – Início da obra de construção da barragem a qual se encontra o farol.
- 1886 – Construção da estrutura do farol.
- 1945 – Obras de modernização do farol de Felgueiras.
- 1979 – Farol foi automatizado e passou a ser controlado a partir do farol de Leça.
- 2009 – Desativado, mantendo-se em funcionamento apenas o sinal sonoro.
Curiosidades sobre o farol de Felgueiras
- Assim como mencionado, desde 2009 o farol já não se encontra mais em funcionamento.
- Porém antes de sua desativação este tinha um alcance de 9 milhas náuticas a qual emitia uma luz vermelha.
- Assim como este sinal luminoso também havia um sinal sonoro (nevoeiro) corresponde a som de cinco segundos.
Por que visitar o Farol de Felgueiras?
Primeiramente o farol está em uma região privilegiada do Porto conhecida por Foz, local este que por si só, já vale uma visita.
Além disso o farol fica próximo à divisa entre o mar e o rio Douro que acaba por proporcionar uma bela vista tanto para a entrada da cidade a partir do rio Douro, como uma bela vista para a área litorânea do Porto.
Incrível a força do mar