Inaugurado em Julho de 1902, o Elevador de Santa Justa é um Monumento Nacional português localizado na baixa de Lisboa sendo composto por uma torre metálica de 45 metros.

Feito totalmente de ferro, o tamanho do elevador equivale a um prédio de 7 andares e conta com 2 torres interligadas, que em seu interior circulam 2 cabines quadradas de madeira, entre os nível superior e inferior.

Também conhecido por elevador do Carmo, ele é responsável por fazer a ligação entre o largo do Carmo e a rua do Ouro, unindo desta forma as zonas alta e baixa da cidade.

Desde a inauguração ele possui um dos principais mirantes da cidade, diante de sua localização privilegiada no centro de Lisboa que permite a vista para o rio Tejo, baixa de Lisboa entre locais.

O elevador não é a única forma de transporte entre a baixa e o bairro alto, já que também há alguns bondinhos que fazem o mesma função, porém mais do que estes, o elevador de Santa Justa é um verdadeiro ponto turístico de Lisboa.

Elevador de Santa Justa ao longo dos anos

Para se ter uma ideia de quão antigo é o elevador, no inicio ele funcionava a vapor, passando a funcionar com a ajuda de motores elétricos somente em 1907 (5 anos após a sua inauguração).

Atualmente este ponto turístico foi todo reformado, seja no que diz respeito a seu maquinário quanto a sua parte metálica, mas sem perder as características da época de sua inauguração.

E vale ressaltar que o elevador é uma das estruturas mais visitadas na cidade, não apenas por portugueses mas principalmente por turistas.

vista para o elevador de santa justa

Curiosidades do Elevador de Santa Justa

  • O elevador fez tanto sucesso quando construído, que em sua inauguração foram vendidas mais de 3.000 entradas.
  • O elevador suporta 20 pessoas para subir, mas só 15 para descer. No início, transportava 24 passageiros.

Por que visitar o Elevador de Santa Justa?

Atualmente, como meio de transporte o elevador não possuí uma serventia fora de sério, por isso não recomento que vá com este intuito. Mas considerando-o como um ponto turístico, ele é muito agradável.

Principalmente por proporcionar em seu piso superior uma bela vista da baixa, de Lisboa, assim como para o Castelo de São Jorge na colina oposta, o rio Tejo além das ruínas da Igreja do Convento do Carmo.

Localização do Elevador de Santa Justa

Vídeo do Elevador de Santa Justa