Cais da Ribeira

ribeira

Localizado junto ao rio Douro e estando em uma região tombada pela Unesco como patrimônio Mundial, o cais da Ribeira é um dos pontos turísticos mais procurados e visitados na cidade do Porto.

No cais da Ribeira você irá encontrar uma concentração de bares e restaurantes, além de outros característicos locais como o Muro dos Bacalhoeiros e a casa do Infante (este último aberto ao público gratuitamente).

Geralmente alguns artistas de rua se apresentam por lá, com maior frequência nos finais de tarde e nos finais de semana.

Como se isso não basta-se, atrás dos bares e restaurantes já citados no local, há inúmeras casas entre vielas que se segue até próximo a catedral da Sé do Porto, que mais se parece a um labirinto.

Este que por sua vez acaba por ser outro atrativo, já que não é tão cheio de turistas (ainda) e é possível sentir um pouco mais como é a vida dos habitantes locais, deste bairro tão tradicional do Porto.

Por mais que hoje o cais da Ribeira seja um lugar que enche os olhos de todos por sua beleza, saiba que isso nem sempre foi assim.

Alminhas da Ponte

Há uma imagem de baixo relevo em bronze que por vezes acaba por passar despercebido, mas que possui uma grande importância histórica e artística conhecido como a Alminhas da Ponte.

Esta foi construída em 1897 em referência ao trágico dia de 29 de março de 1809 em que tropas francesas atacaram a cidade e centenas ou até mesmo milhares de pessoas morreram.

A causa de tal tragédia foi a queda da ponte que havia no local, chamada de Ponte das Barcas que acabou por afundar diante do peso ocasionado pela fuga dos moradores.

Ainda hoje, os cidadãos depositam flores e acendem velas em frente a imagem para lembrar a tragédia.

alminhas-do-porto-ribeira

Curiosidades sobre o cais da Ribeira

  • Praticamente os moradores do porto não costumam frequentar os restaurantes do local, sob a alegação que o custo benefício fica um pouco à quem, se comparados a outras regiões no Porto.
  • Todas as segundas-feiras no cais da Ribeira acontecem a já tradicional (principalmente entre os estudantes) Noite dos Baldes. A qual se caracteriza pela venda de bebidas nos bares locais a um preço reduzido, no que são chamados baldes (copos de 1 litro).

Porque visitar o cais da Ribeira?

A cidade do Porto possui belos pontos turísticos para se visitar, mas se há um local que podemos dizer que é essencial para se visitar no Porto, sem sombra de dúvidas este local é o cais da Ribeira.

Caracterizada por suas casas com estilos semelhantes mas de diferentes cores, este detalhe acaba por dar uma boa aparência ao local, ainda mais quando visto do outro lado do rio.

Como se isso não basta-se, o cais fica ao lado da ponte dom Luis, que acaba por deixar o local ainda mais bonito e único.

Localização do cais da Ribeira

Vídeo do cais da Ribeira

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
curiosidades-calcada-dos-gigantes

Curiosidades Calçada dos gigantes

Next Post
sankt-wolfgang

Sankt Wolfgang

Related Posts