Curiosidades Vaticano

curiosidades-vaticano

Sede da igreja católica e residência oficial do papa, o Vaticano é um enclave murado da cidade de Roma criado em 1929 após a assinatura do tratado de Latrão pelo papa Pio XI e o ditador Benito Mussolini.

Muito visitado por turistas e religiosos do mundo todo, o estado do Vaticano talvez seja um dos países com a maior quantidade de tradições e regras em vigor, claro que isto se deve as tradições construídas pela igreja católica ao longo dos anos e que praticamente só conhece quem vive aquele ambiente muito intensamente.

Curiosidades Vaticano

  • Vaticano é o menor estado em extensão territorial do mundo, tendo apenas 44 hectares (0,44 km²) rodeado pela cidade italiana de Roma. E até por sua dimensão ele é o único país que não possui avenidas, apenas ruas.

mapa-vaticano

  • A palavra Vaticano vem do latim “Vaticanus” e significa vidente e adivinho.
  • A defesa do micro estado é de responsabilidade da Itália, enquanto que a segurança do Papa fica a cargo da Guarda Suíça.

guarda-suica

  • O Vaticano é governado pelo papa, a qual tem o direito de promulgar leis sem a necessidade de consulta. E no que diz respeito as políticas internacionais o micro-estado foi admitido como membro das Nações Unidas, em Julho de 2004, mas abdicou voluntariamente do direito de voto.
  • O palácio que mora o papa tem 5 mil quartos, 200 salas de espera, 22 pátios, 100 gabinetes de leitura, 300 banheiros e dezenas de outras dependências destinadas a recepções diplomáticas.
  • Seu sistema de governo é tecnicamente uma monarquia eletiva, não hereditária (isto seria impossível, já que o Papa é celibatário). Além disso a cidadania do Vaticano nunca é original, mas baseia-se exclusivamente no critério de residência permanente.

mosaico-lava-pe-vaticano

  • O principal ponto turístico do Vaticano é o seu museu, que recebe cerca de 4,5 milhões de pessoas todos os anos e conta com um dos mais belos e importantes acervos da humanidade.
  • O obelisco situado na praça de São Pedro é uma das obras mais antigas do Vaticano, estando no local desde o primeiro século marca o local aonde São Pedro teria sido martirizado e crucificado de cabeça para baixo.
  • O Vaticano é o único estado em que seu território está inteiramente classificado como patrimônio da UNESCO. Além de que ele é o  único que esteja classificado como um centro monumental no “Registo Internacional dos Bens Culturais sob Proteção Especial”.

arquitetura-dentro-basilica-de-sao-pedro

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
falsesias-de-moher

Falésias de Moher

Next Post
arena-corinhians

Arena Corinthians

Related Posts