Catedral da Sé do Porto

Em um dos pontos mais altos do centro do Porto, e próximo a parte superior da ponte Dom Luís I, encontra-se a Catedral da Sé do Porto. A qual também é considerado um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

Construída no séc XII e XIII como uma estrutura românica, a catedral passou por grandes remodelações no período barroco (séc. XVII e XVIII). A qual não foram as únicas, já que ao longo dos anos a catedral passou por outros processos de mudanças (sendo o resultado do gosto estético de cada época), além de inúmeros reparos em sua estrutura.

Apresentando um aspecto de igreja fortaleza, a catedral ainda encontra-se em funcionamento, realizando seções de cultos diariamente. E vale ressltar que a visitação na parte da igreja é gratuita, porém a parte do claustro e do museu são pagos.

No que diz respeito as reliquias sacras, a catedral possui uma grande quantidade de exemplares, que vão desde a imagem de santos, estátuas, painéis de azuleijos, entre outros.

Curiosidades sobre a catedral da Sé do Porto

  • No website Rota das Catedrais é possível conhecer um pouco mais da catedral, a partir de uma opção de planta interativa da catredal.
  • A catedral da Sé do Porto faz parte do Centro Histórico do Porto, um local classificado como Património Mundial pela UNESCO desde 1996.
  • O caminho para a catedral de Santiago de Compostela, a partir do Porto inicia-se em frente a catedral da Sé do Porto.

Leave a Reply

Your email address will not be published.